Honda Africa Twin Forum banner

Mudança do líquido de arrefecimento

1 reading
28K views 30 replies 11 participants last post by  Dogatutkunu  
#1 ·
Acabei de fazer a troca do líquido de arrefecimento na minha ATAS 2018. Embora ande de moto há 50 anos, é a minha primeira troca de líquido de arrefecimento. Como estou confinado e entediado, pensei em compartilhar alguns pontos.
Para chegar à tampa do radiador, você precisa tirar a carenagem dianteira direita. 4 parafusos e quatro pinos de pressão e ele sai. O problema é que, se for a sua primeira vez, você não sabe onde puxar e tem medo de quebrar as muitas abas. Ele é mantido no lugar por quatro ilhós e pinos. Parece que a maneira de tirá-lo é soltá-lo por baixo, na parte traseira, depois na parte superior traseira e, em seguida, trabalhar para a frente para puxar os dois da frente. Por fim, as abas frontais deslizam para fora e o painel sai.
Aqui está um truque para ajudar na remontagem, para que você saiba o que está fazendo atrás do painel.
Aplique um pouco de graxa de borracha (a substância vermelha) nos quatro ilhós e pinos. Antes de colocá-lo de volta, marque a posição dos quatro pinos dos ilhós com fita adesiva na parte externa. Em seguida, coloque uma cruz preta na fita para mostrar a posição dos pinos. Agora você sabe exatamente onde estão os pinos para poder aplicar pressão nos lugares certos quando for recolocá-lo.
Você também pode fazer a mesma marcação para mostrar onde estão todas as abas, para que, quando estiver recolocando, possa verificar se as abas entraram em seus slots.
Finalmente, tire uma foto de suas marcações para a próxima vez que você removê-lo - e lembre-se de remover a fita adesiva.

Agora, o líquido de arrefecimento - o manual diz para remover a roda traseira e o amortecedor para que você possa remover o tanque de transbordamento !!. De jeito nenhum. Usei uma seringa e um tubo de plástico para sugar o líquido de arrefecimento, depois lavei com água destilada, finalmente adicionando um pouco de líquido de arrefecimento novo e sugando-o para remover qualquer água restante.
Com o radiador e o tanque de transbordamento cheios com líquido de arrefecimento novo, segui as instruções e liguei a moto por um tempo com a tampa do radiador desligada e acelerei para liberar qualquer ar preso na bomba, etc. Caiu um pouco, então eu completei.
Finalmente, a tampa está ligada e coloque-a na temperatura para que o termostato abra e o líquido de arrefecimento circule corretamente para remover o ar preso. Após o resfriamento, removi a tampa do radiador e descobri que o nível havia caído muito. Reabastecido e repeti a corrida quente. Ao esfriar, descobri que o nível havia caído novamente bastante, completei-o novamente.
Alguém mais descobriu que o nível caiu assim?
 
#3 ·
Agora estou a questionar-me sobre o líquido de refrigeração que usei. Usei líquido de refrigeração Honda Pro tipo 2 pré-misturado.
Acabei de notar que o manual da oficina diz para usar líquido de refrigeração Honda Pro HP. O produto que usei não diz que é isento de silicato, nem sequer menciona motociclos ou motores de liga.
Tenho quase a certeza de que o Honda Pro tipo 2 é o produto certo, mas o que é este líquido de refrigeração 'HP'?
 
#4 ·
Agora estou a questionar-me sobre o líquido de refrigeração que usei. Usei líquido de refrigeração Honda Pro tipo 2 pronto a usar.
Acabei de notar que o manual da oficina diz para usar líquido de refrigeração Honda Pro HP. A coisa que usei não diz que é livre de silicato, nem sequer menciona motociclos ou motores de liga.
Tenho quase a certeza de que o Honda Pro tipo 2 é o produto certo, mas o que é este líquido de refrigeração 'HP'.
Parece a mesma coisa.

O líquido de refrigeração HP ("Hi Performance") Tipo 2 Pronto a usar 50/50 Blend Pro Honda tem um inibidor de corrosão não abrasivo (sem silicatos).
 
#5 ·
O líquido de arrefecimento costumava ser um grande problema na escolha de qual usar, pois os radiadores de alumínio estavam começando a ser usados. O líquido de arrefecimento tinha uma ligeira acidez para ajudar a evitar a oxidação e o entupimento dos radiadores, bom para o latão, mas ruim para o alumínio. Agora, não acho que você consiga encontrar alguma marca que não seja adequada para alumínio. Mas dito isso, algo com uma taxa de dispersão de calor mais alta é recomendado e é melhor para motos de aventura, simplesmente por causa da maneira como elas podem ser pilotadas; baixas velocidades, altas rotações, muita aceleração e desaceleração em curtas distâncias, o que afeta muito o sistema de arrefecimento.
 
  • Like
Reactions: Sled
#6 ·
Com o radiador e o reservatório de expansão cheios com novo líquido de arrefecimento, segui as instruções e liguei a moto por um tempo com a tampa do radiador desligada e acelerei para purgar qualquer ar preso na bomba, etc. Ele baixou um pouco, então eu completei.
Finalmente, sua tampa está ligada e coloque-a na temperatura para que o termostato abra e o líquido de arrefecimento circule corretamente para remover o ar preso. Após o resfriamento, removi a tampa do radiador e descobri que o nível havia caído muito. Reabastecido e repeti a corrida quente. No resfriamento, descobri que o nível havia caído novamente bastante, completei novamente.
Alguém mais descobriu que o nível caiu assim?
Eu acho que a chave para encher e tampar o sistema é encher o radiador até o topo e deixar a tampa desligada. Em seguida, ligue o motor e esqueça de acelerar para baixar o nível do líquido. Ligue o motor até que ele esteja quente o suficiente para o termostato abrir. Quando isso acontecer, você verá o nível do líquido de arrefecimento cair rapidamente e não haverá dúvida se você estiver assistindo quando o termostato abrir. Nesse ponto, desligue, reabasteça e tampe o radiador. Você pode querer colocar um pouco de anticongelante no reservatório de expansão, mas não o encha. Vá dar uma volta e verifique o reservatório de expansão depois. Se estiver baixo, adicione até a marca de enchimento. Se estiver cheio demais, pode ser necessário sifonar um pouco.
 
#7 ·
Eu acho que a chave para encher e vedar o sistema é encher o radiador até o topo e deixar a tampa fora. Em seguida, ligue o motor e esqueça de acelerar para baixar o nível do líquido. Ligue o motor até que esteja quente o suficiente para o termostato abrir. Quando isso acontecer, você verá o nível do líquido de arrefecimento cair rapidamente e não haverá dúvida se você estiver assistindo quando o termostato abrir. Nesse ponto, desligue, reabasteça e vede o radiador. Pode ser que você queira colocar um pouco de anticongelante no reservatório de expansão, mas não o encha. Dê uma volta e verifique o reservatório de expansão depois. Se estiver baixo, adicione até a marca de enchimento. Se estiver cheio demais, pode ser necessário sifonar um pouco.
Assim como com uma gaiola.
 
#8 ·
Acho que esse é um bom conselho de Bill J sobre andar de bicicleta com a tampa do radiador desligada até que o termostato abra. Eu me perguntei sobre a corrida 'fria' e acelerar, pois, a menos que o termostato esteja aberto, não há um caminho de fluxo substancial para o ar preso chegar ao radiador e, de fato, não teve efeito no nível para mim. Suspeito que a Honda não aconselhe a corrida quente com a tampa desligada, pois é um problema de saúde e segurança temido, com potencial para ser salpicado com água quente.
 
#10 ·
Com a minha ATAS 2018 prestes a atingir uns míseros 8.000 milhas (5.000 no ano passado, quando comprei a moto usada), vou forçar-me a fazer a troca do líquido de refrigeração nesta primavera. Acabei de encomendar o que me parece ser o material correto... vamos lá!
 
#11 ·
Fazendo um pouco de serviço na minha 18 ATAS e o líquido de arrefecimento é um deles. Você pode remover os painéis laterais da ATAS com a barra de luz no lugar, se for muito cuidadoso e paciente na remoção. Pendurar uma toalha sobre a barra de luz entre o painel e a barra ajuda a evitar arranhões. Você também pode remover os dois fixadores da barra de luz sob o farol para girar a barra para a frente.

Na verdade, eu tinha a roda traseira e o amortecedor fora fazendo outras coisas e esqueci de esvaziar o reservatório de líquido de arrefecimento, então fiz algo semelhante ao OP com um tubo e uma seringa. Usei o líquido de arrefecimento Pro Honda HP, é o produto correto e pouco menos de 2 litros. Embora tenha deixado minhas mangueiras azuis.:LOL:
 
#12 ·
Fazendo um pouco de serviço na minha 18 ATAS e o líquido de arrefecimento é um deles. Você pode remover os painéis laterais do ATAS com a barra de luz no lugar, se for muito cuidadoso e paciente na remoção. Pendurar uma toalha sobre a barra de luz entre o painel e a barra ajuda a evitar arranhões. Você também pode remover os dois fixadores da barra de luz sob o farol para girar a barra para frente.

Na verdade, eu tinha a roda traseira e o amortecedor fora fazendo outras coisas e esqueci de esvaziar o reservatório de líquido de arrefecimento, então fiz algo semelhante ao OP com um tubo e uma seringa. Usei o líquido de arrefecimento Pro Honda HP, é o produto correto e pouco menos de 2 litros. Embora tenha deixado minhas mangueiras azuis.:LOL:
View attachment 69703
Mangueiras bonitas! Perfeito, seringa e 2 litros de líquido de arrefecimento a caminho. Este será um bom projeto e agradável para quando as temperaturas começarem a subir.
 
#17 ·
Você sente cheiro de líquido de arrefecimento? Se sim, há um tubo de sangria na parte inferior direita do motor, sob a bomba de água, que permite que um pouco de líquido de arrefecimento vaze em certas condições, de vez em quando. Não é motivo de preocupação, a menos que seja algo constante.
 
#18 ·
@MoDirt: É improvável que um excesso danifique o sistema de arrefecimento. O sistema precisa eliminar o excesso através do transbordamento/reservatório se ficar muito quente. Caso contrário, você terá algum tipo de vazamento de "apito de vapor" - ninguém quer isso em uma motocicleta. O mesmo problema se aplica a automóveis movidos a combustível.
 
#19 ·
@MoDirt: É improvável que um excesso danifique o sistema de arrefecimento. O sistema precisa eliminar o excesso através do transbordamento/reservatório se ficar muito quente. Caso contrário, você terá algum tipo de vazamento de "apito de vapor" - ninguém quer isso em uma motocicleta. O mesmo problema se aplica a automóveis movidos a combustível.
Bom saber. Exceto que agora estou me perguntando para onde está indo o pouco depois de encher, já que não percebo que está vazando, então estou voltando a pensar que possivelmente tem um vazamento na bomba d'água ou que a bomba pode não estar funcionando corretamente, o que está fazendo com que superaqueça e use o líquido de arrefecimento mais rápido. De qualquer forma, não é ótimo, mas estou levando para um diagnóstico na sexta-feira, então espero saber algo em breve. Obrigado pela sua ajuda. Saúde.
 
#21 ·
@MoDirt: Como é que a vareta de óleo do seu carro se parece? Faça uma leitura do nível de óleo do motor.

Está mais alto do que o esperado?

Limpe a vareta de óleo com uma toalha de papel branca. O óleo parece um pouco "esverdeado"? O óleo tem um cheiro "estranho" - mais doce do que deveria ser? (Nota: O Motul 5100/7100 fresco pode ter um cheiro doce quando sai da embalagem, mas a maioria dos óleos não tem).
 
#23 ·
@MoDirt: Como está a vareta de óleo? Faça uma leitura do nível de óleo do motor.

Está mais alto do que o esperado?

Limpe a vareta com uma toalha de papel branca. O óleo parece um pouco "esverdeado"? O óleo cheira "estranho" - mais doce do que deveria? (Observação: O Motul 5100/7100 fresco pode ter um cheiro adocicado ao sair da garrafa, mas a maioria dos óleos não tem).
Vou verificar novamente amanhã, mas não tinha notado isso recentemente quando verifiquei.
 
#22 ·
Sim, parece que são 3 barras o tempo todo depois de pouco tempo de aquecimento. Mas, se alguma coisa, acho que os ventiladores parecem ligar tarde. Eu não achava que o termostato fosse o problema, já que li tantas postagens sugerindo que as 3 barras o tempo todo são apenas como este "funciona", se isso faz sentido.
 
#24 ·
Sim, parece que são 3 barras o tempo todo depois de não muito tempo de aquecimento. Mas, se alguma coisa, acho que os ventiladores parecem ligar tarde. Eu não achava que o termostato fosse o problema, já que li tantas postagens sugerindo que as 3 barras o tempo todo são apenas como este "funciona", se isso fizer sentido
A menos que você esteja regularmente perdendo fluido de arrefecimento, ou seja, normalmente o nível pode subir e descer um pouco de passeio para passeio, mas espero que não para baixo, para baixo, ... para baixo - então você provavelmente está bem.
 
#30 ·
Acabei de fazer a troca do líquido de arrefecimento na minha ATAS 2018. Embora ande de moto há 50 anos, é a minha primeira troca de líquido de arrefecimento. Como estou confinado e entediado, pensei em partilhar alguns pontos.
Para chegar à tampa do radiador, é preciso retirar a carenagem dianteira direita. 4 parafusos e quatro pinos de pressão e ela sai. O problema é que, se for a primeira vez, não sabe onde puxar e teme partir as muitas abas. É mantida no lugar por quatro ilhós e pinos. Parece que a maneira de tirá-la é soltá-la por baixo, depois por cima, depois trabalhar para a frente para puxar as duas da frente. Por fim, as abas da frente deslizam para fora e o painel sai.
Aqui está um truque para ajudar na recolocação, para que saiba o que está a fazer atrás do painel.
Aplique um pouco de massa de borracha (a coisa vermelha) nos quatro ilhós e pinos. Antes de colocá-lo de volta, marque a posição dos quatro pinos dos ilhós com fita adesiva na parte externa. Em seguida, coloque uma cruz preta na fita para mostrar a posição do pino. Agora sabe exatamente onde estão os pinos para que possa aplicar pressão nos lugares certos quando o colocar de volta.
Também pode fazer a mesma marcação para mostrar onde estão todas as abas para que, quando estiver a voltar, possa verificar se as abas entraram nas suas ranhuras.
Finalmente, tire uma foto das suas marcações para a próxima vez que o retirar - e lembre-se de retirar a fita adesiva.

Agora o líquido de arrefecimento - o manual diz para remover a roda traseira e o amortecedor para que possa remover o reservatório de transbordo !!. De jeito nenhum. Usei uma seringa e um tubo de plástico para sugar o líquido de arrefecimento, depois lavei com água destilada, adicionando finalmente um pouco de líquido de arrefecimento novo e sugando-o para remover qualquer água restante.
Com o radiador e o reservatório de transbordo cheios com líquido de arrefecimento novo, segui as instruções e liguei a moto por um tempo com a tampa do radiador desligada e acelerei para purgar qualquer ar preso na bomba, etc. Caiu um pouco, então eu completei.
Finalmente, está com a tampa e coloque-o na temperatura para que o termostato abra e o líquido de arrefecimento circule corretamente para remover o ar preso. Depois de arrefecer, retirei a tampa do radiador e descobri que o nível tinha baixado muito. Reabastecido e repeti a corrida quente. Ao arrefecer, descobri que o nível tinha baixado novamente bastante, completei-o novamente.
Alguém mais descobriu que o nível caiu assim?
Estou na fase de troca do líquido de arrefecimento no cronograma de serviço e fiquei horrorizado ao ver que a técnica oficial envolve a remoção do amortecedor traseiro! Loucura. Tento evitar trabalhos desnecessários como esse, pois há uma chance de algo dar errado (e conhecendo o padrão de trabalho que recebemos de muitos revendedores principais no Reino Unido, há uma alta probabilidade de que eles errem). O método de sifão de BigKev parece muito sensato. Obrigado.
 
#31 ·
Olá, tem mais detalhes sobre a técnica do sifão compartilhada no fórum? Também estou pensando em trocar o líquido de arrefecimento. Tenho uma crf1100l do modelo 2020 com 18000 km. Nenhuma alteração foi feita há 5 anos. No manual do usuário, consta que ele deve ser substituído a cada 3 anos. Você presta atenção a essa faixa?