Honda Africa Twin Forum banner

Reset DCT, o que estou fazendo de errado

4 reading
13K views 23 replies 12 participants last post by  Staffie  
#1 ·
Olá, alguém pode me ajudar a completar um Reset DCT corretamente? Eu sigo as instruções à risca, mas não consigo de jeito nenhum fazer o DS aparecer na tela. Eu tento depois (e durante) um dia inteiro de passeio, sigo todas as instruções, mas nada, a única etapa sobre a qual não tenho certeza é se devo ou não ter o descanso lateral abaixado (tentei com os dois) e ainda não está funcionando.
A única razão pela qual estou tentando um reset é que, após 3000 milhas, está começando a ficar um pouco instável em baixas velocidades na cidade. Eu sempre ando no modo esportivo 1 e descubro que, se eu der uma mão cheia de acelerador parado, ele realmente decola e muda sem qualquer hesitação.

#2 ·
Antes de iniciar o procedimento de inicialização, você precisa garantir o seguinte, conforme indicado no manual:

Antes de iniciar este procedimento, verifique o seguinte:
O sistema PGM-FI e o sistema DCT não têm DTC.
– A velocidade de marcha lenta do motor é normal.
– A transmissão está em ponto morto e a ventoinha de arrefecimento para.
• Não opere o acelerador durante a aprendizagem de inicialização da embreagem.

#5 ·
Em primeiro lugar, obrigado por todas as suas respostas úteis, mas consegui redefinir o DCT hoje, mas não tenho certeza de como? A única coisa que fiz de diferente foi pressionar os botões D/N muito mais rápido do que ontem. Usei duas mãos (um dedo de cada) e pressionei o mais rápido que pude, possivelmente em menos de um segundo para todo o procedimento. Isso funcionou perfeitamente e, de forma tranquilizadora, levou a caixa de velocidades cerca de 20/30 segundos para concluir a redefinição. A caixa muda de forma contínua agora e a instabilidade em baixa velocidade (palavra real?) parece muito melhor.
Então, no geral, problema resolvido, espero que mais alguém se beneficie desta publicação.

#6 ·
Só para confirmar o procedimento que você usou.

1. Ligue a moto e aqueça-a.
2. Desligue.
3. Segure o botão D, depois ligue a ignição (não ligue).
4. Continue segurando D até que a luz do motor se apague.
5. Agora pressione D D N D N até que o painel mostre D-S.
6. Ligue a moto agora e espere 18 segundos para que o D-S se apague.

Quero tentar isso, mas quero confirmar o procedimento primeiro.

#7 ·
Tudo o que você disse está correto, mas os 18 segundos não, é quando o DS sai e o N aparece. Pode ser alguns segundos, pode ser alguns minutos, só depende do que está acontecendo na caixa de câmbio. Acho que a única outra coisa importante que você deve fazer é desligá-lo depois de terminar a redefinição. Então você pode reiniciá-lo normalmente e pronto.

#13 ·
Vá a um revendedor, ele pode realizar um reset completo da ECM e TCM; em vez de um reset suave.

#15 ·
OK, eu tenho um DCT de 2016. Eu tentei o reset do DCT e realmente fiz isso uma vez e acho que duas vezes. Aqui está a questão. Eu aqueço, seguro o D e ligo a ignição. O MIL nunca é exibido, eu seguro e seguro e ele nunca acende. Eu solto o D e nada acontece. Hoje eu fiz isso uma vez e progrediu, mas não tenho ideia do porquê. Tentei várias vezes sem sucesso, segurando em vários momentos. Nada. A única vez que funcionou, nunca ouvi fazer nada como da primeira vez que fiz há um ano. Simplesmente não parece estar seguindo o procedimento como escrito.
Alguma ideia?

Você sabe se houve alguma atualização da ECU para esse modelo? Talvez precise de algo?

#18 ·
Olá, alguém pode me ajudar a completar um Reset DCT corretamente, eu sigo as instruções à risca, mas não consigo de jeito nenhum fazer o DS aparecer na tela. Eu tento depois (e durante) um dia inteiro de passeio, sigo todas as instruções, mas nada, a única etapa que não tenho certeza é se devo ou não abaixar o descanso lateral (tentei com os dois) e ainda não está funcionando.
A única razão pela qual estou tentando um reset é que depois de 3000 milhas está começando a ficar um pouco instável em baixas velocidades na cidade. Eu sempre ando no modo esportivo 1 e descubro que se eu der uma mão cheia de aceleração parado, ele realmente decola e muda sem qualquer hesitação.
Qualquer conselho seria apreciado.
Eu também lutei, mas depois de usar este método funcionou.

Ligue a moto e aqueça-a por 10 minutos.
Desligue a ignição.
Segure o botão D pressionado e, em seguida, ligue a ignição. (não ligue)
Continue segurando D até que a luz do motor se apague.
Solte D e, em seguida, pressione D D N D N espere até que o painel mostre D-S.
Ligue a moto agora e espere cerca de 5 a 80 segundos para que o D-S se apague e o N apareça.
Desligue a ignição. Você terminou.

Boa sorte

#19 ·
Pesquisei online, mas não consigo encontrar uma resposta clara. Tenho uma 2022 Africa Twin Adventure Sports com DCT. Esta manhã, tentei realizar um reset do DCT, mas a minha moto não se comporta como mostrado nos vídeos do YouTube (exemplo:
). O meu ecrã LCD demora muito mais tempo a voltar a ligar em comparação com o que é exibido nos vídeos que vi e não vejo nenhuma luz do motor...?

Primeira tentativa
  1. Andei cerca de 8 km para garantir que a temperatura do motor estava normal.
  2. Desliguei a ignição e esperei que o LCD ficasse escuro.
  3. Liguei a ignição novamente enquanto segurava o botão “D”.
  4. Mantive o botão “D” pressionado até o LCD acender – nesse momento, ouvi um som de clique/deslize/engate da caixa de velocidades.
  5. Soltei o botão “D” (não notei a luz do motor acesa em nenhum momento).
  6. Introduzi a sequência D, D, N, D, N usando o interruptor N–D (conforme o vídeo).
    • Nada aconteceu – nenhuma alteração no ecrã.
  7. Liguei o motor de qualquer forma, mas ainda assim nenhum indicador a piscar no display.
  8. Desliguei e voltei a ligar a ignição.
Segunda tentativa
  1. Desliguei e voltei a ligar rapidamente a ignição, tentando manter o LCD ligado – mas ainda assim desligou-se, mostrou o logo e demorou alguns segundos a carregar.
  2. Mantive o botão “D” pressionado ao ligar a ignição.
  3. Tal como antes, o ecrã acendeu-se e ouvi um som de clique/deslize/engate da caixa de velocidades.
  4. Soltei o botão “D” (ainda sem sinal da luz do motor).
  5. Introduzi a sequência D, D, N, D, N – nada aconteceu, nenhuma alteração no ecrã ou nos indicadores.
  6. Liguei o motor, ainda sem indicadores a piscar.
  7. Desliguei/liguei a ignição e liguei a moto.
Continuo incerto se o reset foi feito ou não.

É possível que nos modelos DCT mais recentes (2022+), o processo de reset seja simplificado – ou seja, basta ligar a ignição enquanto se segura o botão “D” para o redefinir automaticamente, sem necessidade da sequência completa D, D, N, D, N ?

#20 ·
Não, as bicicletas de 2022 são as mesmas de antes.
Enquanto segura o D, liga a ignição e assim que a luz do motor se apagar, solta o D e depois faz as pressões D D N D N etc.
Se os ventiladores estiverem a funcionar, não funcionará, por isso certifique-se de que esse não é o problema.

#21 ·
Não, as motos de 2022 são as mesmas de antes.
Enquanto segura o D, ligue a ignição e assim que a luz do motor apagar, solte o D e depois faça as pressões D D N D N etc.

Se os ventiladores estiverem a funcionar, não funcionará, por isso certifique-se de que esse não é o problema.
Obrigado, vou tentar novamente esta noite quando chegar a casa.