Honda Africa Twin Forum banner

Código de falha DTC 35

6.5K views 9 replies 7 participants last post by  Kimon Vlasidis  
#1 ·
Olá, ontem eu estava voltando para casa quando de repente a luz do motor/PGM-FI acendeu e ficou acesa. Estacionei em algum lugar e verifiquei se persistia, desliguei a moto e liguei de volta. Toda vez que voltava. Eu estava a 5 minutos de casa, então fui devagar até lá.
Em casa, usei um fio como SCS para verificar um código DTC. Apenas o código 35 apareceu na tela DTC, a piscada da luz do motor combinava (3 longos, 5 curtos piscas).
Encontrei algumas informações sobre o que o código significa, mas ao mesmo tempo não tenho ideia do que realmente é. (Foto)
A volta para casa depois que a luz do motor acendeu foi boa, sem sensação ou som estranho. Havia uma espécie de som de chocalho na parte de trás, mas como eu tinha acabado de andar em algumas pistas off-road e percebi que minha corrente estava meio seca e solta, atribuí o som a isso em vez de outra coisa. Estava perto de 500-600 km desde as manutenções anteriores da corrente, então não tão longe. Não percebi isso antes, mas até aquele ponto eu andei na rodovia, então não ouvi muito para começar.
Para esclarecer, a luz do motor está acesa, sem piscar. E não se apagou uma vez sequer. Mesmo agora ainda está acesa.
Alguém que teve esses problemas e pode saber o que é?
Em qualquer caso, obrigado.

Attachments

#2 ·
Essa é a válvula de escape.
Ela pode estar emperrada ou pegajosa, retire a tampa e gire a válvula com a mão e veja se ela se move, ligue a ignição e veja se ela se move, dê a partida na moto e varie as rotações e veja se ela se move.
Se ela se mover, então provavelmente apenas ficou presa momentaneamente, mas ainda vale a pena lubrificar o eixo da válvula com spray de grafite ou similar.

Se estiver emperrada, tente soltá-la com óleo penetrante, uma vez solta, lubrifique com spray de grafite.

#3 ·
Essa é a válvula de escape.
Ela pode estar emperrada ou pegajosa, retire a tampa e gire a válvula com a mão e veja se ela se move, ligue a ignição e veja se ela se move, ligue a moto e varie as rotações e veja se ela se move.
Se ela se mover, então provavelmente apenas ficou presa momentaneamente, mas ainda vale a pena lubrificar o eixo da válvula com spray de grafite ou similar.

Se estiver emperrada, tente soltá-la com óleo penetrante, depois de soltá-la, lubrifique com spray de grafite.
Obrigado Hood.
Tirei um parafuso que está segurando a tampa, o outro está muito enferrujado e precisa de um pouco mais de cuidado.
Vou tentar fazer isso neste fim de semana.
Muito apreciado!

#4 ·
Problema semelhante comigo, a luz de verificação do motor acendeu esta manhã. Verifiquei o código DTC e é 35.

Estive fora ontem num passeio de 700 km e notei que o escape estava um pouco mais pop pop bang bang no final do passeio.

A tampa do servo está bastante coberta de sujidade e porcaria por ter andado à chuva durante algumas horas do passeio. O parafuso está um pouco enferrujado, por isso apliquei um pouco de removedor de ferrugem Hammerite e vou tentar abri-lo amanhã e ver o que encontro.

Attachments

#5 ·
Problema semelhante, a luz de verificação do motor acendeu esta manhã. Verifiquei o código DTC e é 35.

Estive fora ontem em um passeio de 700 km e notei que o escapamento estava um pouco mais pop pop bang bang no final do passeio.

A tampa do servo está bem suja e cheia de sujeira por ter andado na chuva por algumas horas do passeio. O parafuso está um pouco enferrujado, então apliquei um pouco de removedor de ferrugem Hammerite e vou tentar abri-lo amanhã e ver o que encontro.
Igual a mim. Siga o que Hood diz. Fiz isso hoje e depois removi o código de erro. Para um bom passeio e nada. Sem sons estranhos ou códigos de erro. Consegui tirar os dois parafusos, mas eles estavam muito enferrujados e arredondados. Comprei alguns novos e tudo ficou bem. Os parafusos são M5 e têm 8-8,5 cm de comprimento.

#7 ·
Demorei uma eternidade para ter acesso a isto. Os parafusos estavam arredondados e enferrujados. Acabei por usar uma dremel para cortar as cabeças, furar o veio do parafuso e depois refazer a rosca das porcas.
Limpei e lubrifiquei tudo, limpei os códigos de falha e tudo bem. Já se passaram 48 horas e está tudo a funcionar bem.

#8 ·
A primeira coisa que faço quando recebo uma bicicleta nova é substituir os parafusos nas braçadeiras de escape, tampas, etc., por parafusos de aço inoxidável. O aço é bom em climas quentes e secos, mas aqui na Escócia as estradas estão carregadas de sal no inverno e, morando perto do mar, o ar também está.

#10 ·
Vendo este tipo de problema muito ultimamente, fui limpar e lubrificar a minha válvula de escape também antes que se torne um problema para mim também.

Ao fazer isso, lembrei-me das palavras de um dos mecânicos da oficina da concessionária...
Esta motocicleta é tão abafada. Funcionaria muito melhor se não fosse...
Também as engrenagens do motor responsáveis pela função da válvula de escape são feitas de plástico, então elas vão falhar em breve...
Então, desconectei os cabos da válvula de escape e mantive a válvula permanentemente na posição totalmente aberta.
Fechei tudo e fui fazer um test drive...
Que mudança!! A motocicleta funcionou muito melhor. É como se eu tivesse 5% mais de torque! Também soa melhor.
Queria ter feito isso antes...