Honda Africa Twin Forum banner

Forçado a vender porque a Honda fez uma moto que a Honda não consegue consertar

28K views 146 replies 32 participants last post by  Beowulf  
#1 ·
Bem, é um dia triste.

Embora eu adore absolutamente a minha AT, não tenho escolha a não ser vender. A Honda fez uma moto incrível, completa com um fantástico sistema de suspensão eletrónica... que eles não conseguem consertar. Requer ferramentas 'especiais' da Honda para fazer a manutenção da suspensão. Essas ferramentas não existem, de acordo com a Honda Canada.

A ES sofreu uma surra em mais de 52.000 km de condução dentro e fora de estrada. Zero problemas até que uma vedação falhou. Mas, não ser capaz de fazer uma manutenção básica em uma concessionária, muito menos na estrada, a torna uma responsabilidade enorme. Eu sabia que estava correndo um risco ao comprar uma moto tão equipada, mas nunca imaginei que a queda seria a Honda fazer uma ferramenta especial que a Honda então se esqueceu de fazer.

É lamentável, considerando que uma das minhas razões para escolher uma Honda foi a sua disponibilidade global de peças e serviços.

#3 · (Edited)
Você pode, por favor, compartilhar o conteúdo do e-mail da Honda Canada, onde eles dizem que não podem consertar seu produto HONDA? A Honda sempre fornece as ferramentas necessárias para seus "concessionários certificados Honda". Se você tiver uma carta ou e-mail que diga que eles "não podem consertar um produto Honda", você definitivamente deve contratar um advogado.

Além disso, de que ano é sua moto e você conseguiu a garantia estendida de 4 anos?

Além disso, você não pode vender sua moto, SE você souber que ela não está "em condições de uso", o novo proprietário pode ir atrás de você com seu advogado... apenas tenha cuidado e faça uma venda com divulgação total.

#4 ·
Pode partilhar o conteúdo do e-mail da Honda Canada, onde dizem que não conseguem consertar o produto HONDA?
A Honda sempre fornece as ferramentas necessárias aos seus "revendedores certificados Honda".
Se tiver uma carta ou e-mail que diga que "não conseguem consertar um produto Honda", você deve definitivamente procurar um advogado.
Além disso, de que ano é sua moto e você tem a garantia estendida de 4 anos?
Tudo tem sido por telefone até agora, tanto a concessionária quanto a Honda Canada. Tenho um arquivo com a Honda onde tudo foi anotado. Tanto a Honda Canada quanto a concessionária estão tentando descobrir o que fazer, mas o fato de terem que chegar a esses extremos já é condenatório o suficiente para o modelo ES.

De acordo com o GM da concessionária e a Honda Canada, essas ferramentas são sempre enviadas automaticamente aos revendedores quando as motos novas são entregues pela primeira vez. Exceto neste caso.

A moto é de 2020, com vários anos restantes na garantia estendida.

Você pode vendê-la, desde que divulgue seu status. Mas, neste caso, vou garantir que recebo o valor de mercado de um revendedor Honda para uma troca. Ou contratar um advogado, sim.

#6 ·
Bem, é um dia triste.

Embora eu adore absolutamente a minha AT, não tenho outra escolha senão vender. A Honda fez uma moto incrível, completa com um fantástico sistema de suspensão eletrónica... que eles não conseguem consertar. Requer ferramentas 'especiais' da Honda para fazer a manutenção da suspensão. Essas ferramentas não existem, de acordo com a Honda Canada.

A ES sofreu uma surra em mais de 52.000 km de condução dentro e fora de estrada. Zero problemas até que uma vedação falhou. Mas, não poder fazer uma manutenção básica nela em uma concessionária, muito menos na estrada, a torna uma grande responsabilidade. Eu sabia que estava correndo um risco ao comprar uma moto tão equipada, mas nunca imaginei que a desvantagem seria a Honda fazer uma ferramenta especial que a Honda então se esqueceu de fazer.

É lamentável, considerando que uma das minhas razões para escolher uma Honda foi a sua disponibilidade global de peças e serviços.
Merda @InedibleRider - sinto muito pela dura conclusão. :(

Eu acho que a ATAS ES ainda deve ser uma ótima moto de estrada. :rolleyes:

#12 ·
So now the long term reputation of the Honda ATAS ES model appears at risk.
Definitivamente parece ser o caso.

Many times if you have a good relationship with your dealer...THEY will fight your war for you until resolved... try to be nice to your dealer (y)
Tenho dois gerentes gerais de concessionárias do meu lado. Todos estão igualmente frustrados com a situação, o que está ajudando a escalá-la rapidamente. Mas como eu disse, o dano está feito. É essencialmente uma moto que não pode ser reparada. Se isso tivesse acontecido quando estávamos no México há alguns meses, teríamos ficado encalhados por algo tão pequeno quanto um retentor de garfo. E se eu não puder consertá-la aqui, imagine as chances em um país em desenvolvimento.

#13 ·
Any idea what this tool is? I am going to my dealers tomorrow to get the TFT replaced so will be asking them if they can replace the seals in the ES.
... a good pre-emptive strike @Hood.

Customer: "Can you explain how the ES seals are serviced?"

Honda: "Huh? Wha? They never go. Why would you care to worry? Don't worry 'bout it."

#21 · (Edited)
Isso não faz sentido nenhum. Sinto muito, mas não consigo imaginar que A, eles não consigam a ferramenta, ou B, eles não consigam fazer algo funcionar se quisessem. Para não culpar ninguém em particular aqui, mas eu chamo isso de BS. Editar: de jeito nenhum eu desistiria e simplesmente iria embora se isso fosse verdade. Tornar-se-ia uma questão de princípio para mim e eu iria até o fim do mundo para fazê-los fazer o que é certo antes de simplesmente encolher a cauda e chorar battre en retraite.

#24 ·
Tenho a certeza de que a Honda irá substituir os componentes afetados.

Mas e agora para os futuros proprietários "ES" (fora da garantia)?
Uma das minhas razões para encomendar a suspensão standard ATAS (nós temos a ATAS aqui como ES ou standard) foi a diferença de preço, mas a outra foi mais complexidade. No futuro, se algo corresse mal, haveria despesas envolvidas muito além das da convencional. Então eu recebi a versão ES por engano, então acabei com ela de qualquer maneira :D
O meu processo de pensamento agora é que se ocorrer um problema fora da garantia, posso sempre comprar a suspensão convencional e instalá-la se for custar muito para reparar/substituir a ES.

#25 · (Edited)
Olá, eu adoraria dizer que esta não é a situação em que me encontro, mas na verdade é a situação em que me encontro.

Nenhum dos revendedores nem a Honda Canada têm uma solução imediata. No início, a ferramenta pode estar disponível em outubro. Talvez.

Um dos meus dois revendedores locais da Honda me deu um ótimo negócio em uma troca basicamente direta para um modelo padrão de 2020 com 8500 km. O meu tem 52.000 km, então essa é uma troca justa. No final, eu não quero uma moto que seja nem um pouco difícil de fazer reparos básicos devido à disponibilidade de 'ferramenta especial'.

#29 · (Edited)
Em primeiro lugar, desculpe que isso tenha acontecido. Você está perto de um revendedor nos EUA? Eles podem conseguir essa peça?

Um retentor de garfo estourado não o deixa preso em lugar nenhum, com certeza faz uma bagunça e a qualidade do passeio vai ser uma porcaria. Em uma de nossas viagens, uma pedra tirou o parafuso de drenagem da suspensão de um cara. Com garfos convencionais. Ele apenas andou com ele sem óleo por um tempo até que soldamos com JB e usamos fluido ATF para óleo de garfo, pois isso não era algo onde estávamos.

Para o que o ES padrão se ajusta se os intervalos pararem? Suspensão normal?

Estou bem com toda a eletrônica, desde que seja projetada para continuar andando com menos recursos quando falhar.

E eu tenho um inreach e dinheiro se ficar muito ruim. Caminhões Uhaul ou de aluguel estão em todo lugar.

A maioria dos revendedores agora leva semanas para que qualquer coisa entre em termos de peças, então este não é apenas um problema da Africa Twin, na minha opinião. Honestamente, quase tudo que você compra na América do Norte praticamente não tem suporte de peças na América do Sul.

E ES é comum em todas as motos de alta qualidade, então seria de se pensar que as ferramentas de reparo serão mais comuns ao longo dos anos.

#30 ·
Detalhes como quantos países você pode andar com uma foca falhada, quanto custa o envio de uma bicicleta, etc., de alguma forma perdem o ponto principal. Sim, você pode dar a volta ao mundo. Sim, existem escassez de peças e problemas na cadeia de suprimentos. Mas... Assim que você leva sua bicicleta principal de dois anos a um revendedor oficial para consertar um problema básico e lhe dizem que não há data prevista para poder consertar esse problema porque uma ferramenta necessária foi esquecida no processo de distribuição e a bicicleta é tão complexa que qualquer chance de um reparo adequado sem essa ferramenta não é possível, você tem que reavaliar suas escolhas. Minhas postagens falam por si. Sou um grande fã do AS e do sistema de suspensão. Mas em algum momento é apenas ser dogmático não reconhecer um problema sério, seja com a bicicleta ou, mais provavelmente, com minha escolha de comprá-la em vez do modelo básico. Ainda estou totalmente vendido na plataforma AT, daí a troca por um modelo básico. Eu simplesmente não estou mais animado com o ES. Não porque eu não confie na eletrônica ou confie na bicicleta para operar se a eletrônica falhar. Mas porque um problema analógico simples e cotidiano, como vazamento de vedações da suspensão dianteira, agora é uma grande confusão. Se eu fosse apenas um motociclista de cidade/rodovia, talvez eu fosse um pouco menos influenciado, mas levo minha bicicleta para lugares onde quero suspensão funcionando ou pelo menos a esperança de poder consertá-la com ferramentas e suprimentos normalmente disponíveis.

#31 · (Edited)
Eu dei uma olhada no manual de serviço para substituir um retentor de garfo no ES e procurei todas as ferramentas especiais. Todos estão em estoque e disponíveis nos EUA. É verdade que não são baratos e estou me perguntando se a concessionária simplesmente não quer se dar ao trabalho de encomendar US$ 5 a 800 em ferramentas para substituir um retentor de garfo quando eles podem ver apenas um punhado de bicicletas para isso em breve. Eles estão em estoque em fornecedores de peças dos EUA, então parece suspeito que eles não consigam obtê-los.

Tenha em mente que o modelo de suspensão convencional também requer a maioria dessas ferramentas.

O trabalho é simples, sendo a única diferença as ferramentas para remover o solenóide superior, que são basicamente especializadas. Caso contrário, é como qualquer outra suspensão. Realmente não há nada super complexo acontecendo além do solenóide na parte superior, que em si é quase o mesmo que uma tampa superior glorificada para remover.

Eu me sentiria confortável em fazer isso sozinho se tivesse essas ferramentas. As ferramentas não são nada de mais, apenas especializadas para as conexões e alinhamento de alguns dos componentes, a maioria dos quais é usada tanto na suspensão convencional quanto na ES.

O ponto original vale para ambos os modelos, que você precisa de algumas ferramentas Honda caras para consertar um retentor de garfo em qualquer modelo desses 1100. (Ou seja criativo) Eu acho que isso provavelmente não vai acontecer sem um tempo de espera enorme na maioria dos lugares do mundo ou você será recusado porque nenhuma oficina quer investir esse dinheiro em ferramentas para uma bicicleta que provavelmente verá uma vez na vida.

Provavelmente seria sensato escolher um modelo muito menos tecnológico e muito mais comum para viajar na maioria dos lugares que não vendem Africa Twins. Pense em um DR650 ou em uma máquina local que seja comumente usada lá.

Se alguém estiver curioso, um garfo novo custa cerca de 1400 USD para o ES. O solenóide custa @660 e um retentor de garfo @22 dólares. As ferramentas para substituir o retentor de 22 dólares custam cerca de 5 a 800 dólares, a maioria das quais é usada tanto no ES quanto no convencional. Os componentes internos são muito semelhantes em ambos, além do solenóide na parte superior do garfo ES, que é autônomo e sai como uma tampa de garfo com um monte de anéis de vedação.

O solenóide é apenas um ajustador de parafuso glorificado para o amortecimento e a pré-carga, ao que parece, caso contrário, é um garfo de suspensão como todos os outros dentro dos diagramas.

#38 ·
Eu dei uma olhada no manual de serviço para substituir um retentor de garfo no ES e procurei todas as ferramentas especiais. Todos estão em estoque e disponíveis nos EUA.
Sim, eu vim dizer a mesma coisa. Eu passei e procurei as ferramentas especiais e afins no manual de serviço quando comprei a moto e descobri que podia comprar tudo se precisasse. Acho que o revendedor está agindo de má fé aqui.

#32 ·
Sim, venda-o. Se a Honda não lhe fornecer uma solução rápida, simplesmente fuja. É o que eu também estou fazendo. A vida é muito curta para se concentrar em uma marca. Também muito curta para ser leal a uma marca. O foco é ganhar dinheiro, não fazer produtos de qualidade ou clientes.

#33 ·
Sim, venda-o. Se a Honda não lhe fornecer uma solução rápida, apenas fuja. É o que eu também estou fazendo. A vida é muito curta para se concentrar em uma marca. Também muito curta para ser leal a uma marca. Seu foco é ganhar dinheiro, não fazer produtos de qualidade ou clientes.
A Honda precisa organizar a rede de concessionárias se não estiverem recebendo as ferramentas necessárias para fazer uma substituição de vedação de garfo de rotina.

Eu não compro a desculpa de que eles não podem obtê-los quando você pode pesquisar no Google todos os números de peças e encontrá-los em estoque, a menos que esses fornecedores de peças não estejam realmente em estoque.

Eu apostaria que eles simplesmente não querem ter que comprar ferramentas caras para algumas trocas de vedação de garfo por ano. É por isso que os custos de mão de obra custam agora 100-125 por hora, provavelmente para subsidiar em parte todas essas ferramentas especializadas que cada modelo tem.

A Honda parece estar ganhando muito dinheiro apenas com essas ferramentas especializadas. Estou curioso para saber se você as somou todas, quantos milhares em ferramentas especializadas a Africa Twin precisa. Alguns milhares? Multiplique isso por todos os revendedores que tiveram que comprá-las para dar suporte a essas máquinas.

#34 ·
Aqui no Canadá, há alguns anos, a "Honda motorsport" se alienou dos revendedores de motocicletas. Eles começaram suas próprias concessionárias Honda...durou cerca de 6-7 anos e no final do ano passado, eles (Honda Canada) abordaram a maioria dos revendedores para "recuperá-los"...eles admitiram que foi uma ideia estúpida. Alguns antigos locais da Honda agora estão vendendo Yamaha, Beta e bicicletas elétricas.

Só por causa dessa transição que aconteceu principalmente este ano, alguns revendedores pegaram de volta os produtos Honda, mas eles estão sem técnicos treinados da Honda e "aquelas ferramentas especializadas da Honda", além disso, a Covid também não ajudou...dê um ou dois anos e as coisas ficarão boas novamente.

#35 ·
@InedibleRider, que chato. Desculpe ouvir falar de suas dores de cabeça. Apresentação ruim da Honda.

No mínimo, você pode se consolar sabendo que me fez sentir um pouco melhor em arrancar os componentes ES dianteiro e traseiro da minha ATAS ES 2021 de 600 milhas no meu projeto de hack.

Eu rodei 600 milhas na moto e realmente adorei a funcionalidade ES. Eu me senti mal em tirá-la, a fim de converter a plataforma em um Leading Link (garfos estilo Earls) mais apropriado para uma plataforma de sidecar. Decidi que, como estava abandonando os garfos, iria em frente e puxaria o amortecedor traseiro também, e substituí-lo por um conjunto de amortecedor Ohlins.

Eu estava me sentindo um pouco mal por perder as funções ES, mas não tanto agora.

Eu acho que a boa notícia é que os componentes como novos que estou tirando terão valor nos próximos anos para alguém que está preso e irritado com a Honda.

Agora eu só tenho que me preocupar com a disponibilidade de peças Ohlins no mato!

Image
Image

#36 ·
É triste que o revendedor não queira ajudá-lo. Se eles lhe venderam a moto, eles deveriam comprá-la de volta ou oferecer a substituição do amortecedor por inteiro. A Honda Canada provavelmente não daria garantia para a substituição do amortecedor, eles diriam ao revendedor que você deveria ter as ferramentas para o reparo.

Se eles não estiverem dispostos a comprar as ferramentas, deve haver pelo menos um revendedor canadense que o fez. Eles estariam dispostos a pelo menos encontrar um revendedor no Canadá ou nos EUA que tenha as ferramentas e fazer com que eles façam o reparo?

Tenho certeza de que eu teria um problema semelhante com alguns dos revendedores menores por aqui. Eu provavelmente teria que encontrar um dos maiores revendedores Powerhouse de alto volume um pouco mais longe para realizar o reparo.

#39 ·
Obrigado por todas as respostas e contribuições, senhores. Tudo o que posso fazer é basear-me no que a Honda e os revendedores estão me dizendo. Eles estão dizendo que existe uma ferramenta não listada no manual da oficina que possui um componente eletrônico. Um técnico acredita que é realmente uma ferramenta Showa, mas ele também não tem certeza. Eu também revisei o manual da oficina, pois planejava fazer o trabalho sozinho. Quando percebi o custo das ferramentas manuais necessárias, comprei a moto, pois eles disseram que tinham essas ferramentas em estoque. Foi só alguns dias depois que eles ligaram e disseram que uma ferramenta relacionada ao ES não estava disponível. Estou lidando com dois grandes revendedores da Honda Motorsports e ambos estão na mesma página, assim como o relacionamento com o cliente da Honda e a linha de suporte técnico da Honda.

Lee r e outros, obrigado pela pesquisa. Para o OP. Parece que o comércio não resolveria seus problemas. Você pode procurar um KLR. Eu andei neles e eles podem ser reparados com ferramentas mínimas.
Minha KLR é a única moto que já me deixou na mão. Três semanas em Baja com um radiador autodestrutivo e peças presas na alfândega. Eu ainda tenho aquela KLR, com 100.000 KM no ODO e o radiador que comprei da moto de um cara na beira da estrada em La Paz para que eu pudesse voltar para casa.

#46 ·
Eu realmente acho que os revendedores estão jogando sujo aqui.
Se o solenóide precisar de substituição, um novo será instalado, qualquer que seja o custo para comprar um.
E como foi dito antes, todas as ferramentas como para uma operação mecânica.
Não há menção a "Calibrar" "configurações" "Ajustes" no solenóide que move certa válvula, disco, válvula de gaveta, êmbolo, etc. Você escolhe.
Eu não acho que esses solenóides sejam medidos por ressonância magnética nuclear, ou ajustados a mícrons de folga ou tolerância.
Eu acho que todo esse jogo que os revendedores estão jogando é apenas besteira. Desculpe. 🤮 :(