o que eu li, um quick shifter defeituoso pode danificar sua transmissão,
então por que introduzir outro ponto de falha....
Um humano é 10x mais propenso a estragar uma transmissão do que um quickshifter. Vamos começar com como funciona - o 'quickshifter' é, na verdade, apenas um medidor de tensão (talvez um potenciômetro linear? Duvido muito disso), que só diz quando o piloto quer mudar e em que direção. Então a ECU pega a marcha atual e desejada, RPM e posição do acelerador, e procura valores em um mapa pré-feito (ou talvez uma equação muito simples, mas provavelmente um mapa/tensor) que diz quantos ciclos de ignição cortar para um 'quickshift' ou quanto acelerador e por quanto tempo adicionar. Então, tudo o que ele faz é o que todo motociclista proficiente faz há 50 anos - quickshifting e revmatching (embora as reduções de marcha geralmente com embreagem, 'quickshift downshifts' são uma droga para ficar perfeito). E duvido que seja muito diferente dos mapas de combustível que todas as motos com injeção de combustível usam literalmente o tempo todo.
A beleza de uma transmissão de dentes de cão é que 1) você pode mudar sem embreagem 2) se as velocidades de rotação do motor e da roda não corresponderem à marcha desejada, a transmissão simplesmente não mudará. Ele também evita mudanças erradas graças ao tambor de mudança sequencial - digamos que você esteja em 3ª e queira 4ª - com pressão na alavanca de mudança e corte do acelerador, você nunca entrará acidentalmente na 2ª.
Então:
1) é uma ferramenta extremamente simples
2) é 3 vezes melhor e 10 vezes mais confiável do que um humano
3) o design da transmissão evita mudanças muito ruins
4) se parasse de funcionar, você saberia imediatamente, pois a transmissão simplesmente não mudaria, não importa o quão forte você pressione a alavanca
Uma ressalva - SE o mapa do quickshifter for uma merda, então cada mudança será bastante desajeitada e os dentes de cão bateriam com força, mas ainda assim os problemas de transmissão de motocicletas são raros em motos modernas com acionamentos cush. No entanto, esse não é o caso do AT - o mapa é quase perfeito - qualquer situação em que um quickshift manual normal seja possível, o quickshifter do AT o administrará muito bem.
Re: neutros falsos - na verdade, há um neutro falso da 5ª para a 6ª, você tem que ser muito positivo na alavanca de câmbio. Mas está lá, quer se tenha um quickshifter ou não, é um problema de transmissão, não um problema de quickshifter.