Honda Africa Twin Forum banner

Vale a pena o quick shifter da Honda para turismo?

2.5K views 26 replies 11 participants last post by  radars.amity0w  
#1 ·
Pensando em adicionar isso para o meu passeio de verão, mas me pergunto se há algum problema com o quick shifter OEM?
Alguma falha? Neutros falsos etc. Não é barato, então é melhor ser bom.

#5 ·
Não acho que seja a melhor configuração, mas dito isso, eu não ficaria sem ela! As mudanças de marcha para cima são melhores quanto mais o acelerador é pressionado, as reduções vão contra toda a minha sensibilidade mecânica e parecem um pouco brutais, então eu só uso isso quando estou acelerando. Mas sim, é bom ter. Se eu pegar um neutro falso, é sempre da 5ª para a 6ª, apenas ocasionalmente e pode ser eu - as coisas estão acontecendo muito rápido se você estiver acelerando!

#7 ·
Eu não acho que seja a melhor configuração, mas tendo dito isso, eu não ficaria sem ela! As mudanças de marcha para cima são melhores quanto mais o acelerador é pressionado, as reduções vão contra toda a minha simpatia mecânica e parecem um pouco brutais, então eu só uso isso quando estou acelerando. Mas sim, é bom ter isso. Se eu entrar em ponto morto falso, é sempre da 5ª para a 6ª, apenas ocasionalmente e pode ser eu - as coisas estão acontecendo muito rápido se você pisar fundo!
Você pode precisar ajustar suas configurações!

#11 ·
o que eu li, um quick shifter defeituoso pode danificar sua transmissão,
então por que introduzir outro ponto de falha....
Um humano é 10x mais propenso a estragar uma transmissão do que um quickshifter. Vamos começar com como funciona - o 'quickshifter' é, na verdade, apenas um medidor de tensão (talvez um potenciômetro linear? Duvido muito disso), que só diz quando o piloto quer mudar e em que direção. Então a ECU pega a marcha atual e desejada, RPM e posição do acelerador, e procura valores em um mapa pré-feito (ou talvez uma equação muito simples, mas provavelmente um mapa/tensor) que diz quantos ciclos de ignição cortar para um 'quickshift' ou quanto acelerador e por quanto tempo adicionar. Então, tudo o que ele faz é o que todo motociclista proficiente faz há 50 anos - quickshifting e revmatching (embora as reduções de marcha geralmente com embreagem, 'quickshift downshifts' são uma droga para ficar perfeito). E duvido que seja muito diferente dos mapas de combustível que todas as motos com injeção de combustível usam literalmente o tempo todo.

A beleza de uma transmissão de dentes de cão é que 1) você pode mudar sem embreagem 2) se as velocidades de rotação do motor e da roda não corresponderem à marcha desejada, a transmissão simplesmente não mudará. Ele também evita mudanças erradas graças ao tambor de mudança sequencial - digamos que você esteja em 3ª e queira 4ª - com pressão na alavanca de mudança e corte do acelerador, você nunca entrará acidentalmente na 2ª.

Então:
1) é uma ferramenta extremamente simples
2) é 3 vezes melhor e 10 vezes mais confiável do que um humano
3) o design da transmissão evita mudanças muito ruins
4) se parasse de funcionar, você saberia imediatamente, pois a transmissão simplesmente não mudaria, não importa o quão forte você pressione a alavanca

Uma ressalva - SE o mapa do quickshifter for uma merda, então cada mudança será bastante desajeitada e os dentes de cão bateriam com força, mas ainda assim os problemas de transmissão de motocicletas são raros em motos modernas com acionamentos cush. No entanto, esse não é o caso do AT - o mapa é quase perfeito - qualquer situação em que um quickshift manual normal seja possível, o quickshifter do AT o administrará muito bem.

Re: neutros falsos - na verdade, há um neutro falso da 5ª para a 6ª, você tem que ser muito positivo na alavanca de câmbio. Mas está lá, quer se tenha um quickshifter ou não, é um problema de transmissão, não um problema de quickshifter.

#18 ·
Uhhhhh, é muito mais fácil subir a marcha sem embraiagem do que reduzir a marcha sem embraiagem!!! ENTÃO............

Além disso, o off-road é o MELHOR uso para um quick shifter. Ser capaz de mudar de marcha sem usar a embraiagem enquanto está em terreno íngreme ou fora de cambagem é incrível.

#23 ·
não na minha experiência.

não é verdade, estou falando de off-road real onde a embreagem é constantemente usada. por exemplo, duplos blips, saltos, etc.
Estradas rurais não são off-road para mim
Eu não sabia que Travis Pastrana estava no fórum! Você está pulando o AT, hein? Toni Bou é você??? Sua excelência chegou!!!

#20 ·
Estou feliz com a mudança de marcha AT sem o quickshifter. Na minha moto, é muito suave e preciso, mesmo ao fazer mudanças sem embraiagem. Um QS pode me ajudar um pouco fora de estrada, mas a maioria das trilhas que eu ando (e a maioria no Reino Unido) são muito "técnicas", com pouca oportunidade de passar da terceira marcha. Espero fazer o Peddar's Way em Norfolk na sexta-feira, onde posso chegar à 4ª marcha!

#21 ·
AT QS é geralmente muito bom, não para todas as situações/mudanças, ajuste e configurações bastante básicos, pelo menos no CRF1000 18-19 (mesmo qs 1000/1100). Eu prefiro ter do que não ter, uma boa adição para a maioria das situações de pilotagem para cima e para baixo.

Há aquele ponto morto fantasma ocasional entre a 5ª e a 6ª marcha e também experimentei uma rara 2ª marcha não engatando, apesar do ajuste fino da alavanca de câmbio para botas de MX e sendo deliberado com as mudanças e mantendo a pressão na alavanca por mais tempo para essas mudanças.

Então, fiquei feliz em ver a Factory Pro Racing mencionar isso em seu site quando verifiquei se eles têm um kit de mudança para meu 18 ATAS, que eles têm (provavelmente também 1100, não comparei modelos/diagramas de peças).

http://www.factorypro.com/Prod_Pages/prodh_crf1000L.html
Fiz um protótipo de braço de retenção de micro-rolamento e mola de mudança para a ação de mudança meio lenta do modelo de mudança manual crf1000r / crf1100 r e os pontos mortos fantasmas ocasionais nas marchas superiores e a saída ocasional da 2ª marcha se o piloto não estiver prestando atenção.

#25 ·
Por aquilo que li aqui, decidi não comprar o quick shifter.

A propósito, como é que a eletrónica e a tecnologia são melhores do que os humanos se me podem dar um ponto morto falso LOL
ou se consigo travar de forma mais eficiente sem ABS. Quanto menos eletrónica numa mota, melhor.
Concordo, o meu respeito, a minha compreensão pela mecânica e o meu amor pela sua utilização precisa farão com que prefira sempre a embraiagem suave. A AT nunca será uma mota de corrida de qualquer forma, e a fiabilidade da Honda é uma qualidade fundamental pela qual comprei a mota.