Honda Africa Twin Forum banner

Consumo de óleo

2 reading
6.7K views 8 replies 5 participants last post by  Beowulf  
#1 · (Edited)
Meu crf1100 de 2021 bebe muita óleo. Nos últimos 1500 km, ele bebeu 0,5 litro de óleo.

Comprei a moto quando ela era bem nova, com uns 2800 km. Não verifiquei o nível do óleo, achei que era como nova.

No entanto, quando verifiquei o nível quando ela tinha cerca de 4000 km, tive que encher 1,4 litros para colocar o nível no meio da vareta... embora nenhuma lâmpada de óleo estivesse acesa.

Então, a questão é por que o consumo é tão alto, a moto do meu amigo (o mesmo modelo) não bebeu óleo nenhum ao mesmo tempo.

Eu tenho um escape Arrow que ele não tem, essa pode ser a razão?

#2 ·
Minha xrv1100 de 2021 bebe muita óleo. Nos últimos 1500 km, bebeu 0,5 litro de óleo.

Comprei a moto quando ela era nova, com uns 2800 km. Não verifiquei o nível do óleo, achei que era como nova.
No entanto, quando verifiquei o nível quando ela tinha cerca de 4000 km, tive que encher com 1,4 litros para colocar o nível no meio da vareta... embora nenhuma luz de óleo estivesse acesa...

Então, a questão é por que o consumo é tão alto, a moto do meu amigo (o mesmo modelo) não consumiu óleo nenhum ao mesmo tempo.

Eu tenho um escape Arrow que ele não tem, poderia ser essa a razão?
2021 XRV1100 ?

#4 ·
Houve algumas postagens no fórum sobre consumo excessivo de óleo. Alguém mencionou que a Honda estava trabalhando em uma tampa de balancim retrabalhada, mas não ouvi mais nada sobre isso.
Se for a tampa, acho estranho por que parece estar afetando apenas algumas motos, você pensaria que se fosse um defeito de projeto, afetaria todas.
Se sua moto ainda estiver na garantia, eu avisaria meu revendedor que ela está consumindo óleo.

#8 ·
Tem havido algumas postagens no fórum sobre consumo excessivo de óleo. Alguém mencionou que a Honda estava trabalhando em uma tampa do balancim retrabalhada, mas não ouvi mais nada sobre isso.
Se for a tampa, acho estranho por que parece estar afetando apenas algumas motos, você pensaria que se fosse um defeito de projeto, afetaria todas.
Se sua moto ainda estiver na garantia, eu avisaria meu revendedor que ela está consumindo óleo.
A nova tampa do balancim está disponível, novo número da peça 12300-MKS-E01 (o antigo era 12300-MKS-E00).
Os clientes reclamam do aumento do consumo de óleo (500 ml por 1000 KM ou mais).
Os veículos principalmente afetados são aqueles que geralmente são conduzidos em baixas rotações e velocidades do motor (estilo de condução passivo) ou principalmente em áreas do centro da cidade.
A nova tampa de válvulas reduz a quantidade de vapores de óleo que podem entrar na caixa do filtro de ar quando o veículo é operado em baixas velocidades. Este componente não é capaz de eliminar completamente qualquer tipo de consumo de óleo do motor (o que é considerado normal para qualquer motor, dependendo de sua condição).

#7 ·
Para que conste, o meu 2021 não usa uma quantidade notável de óleo entre os níveis de serviço recomendados pela fábrica; agora com cerca de 15.000 milhas no motor.

Estarei interessado em saber o que você descobrirá sobre a causa raiz... não deixe que eles tentem convencê-lo de que o consumo de óleo é normal com este motor. O meu CRF1000 também não usou óleo entre as mudanças.