Honda Africa Twin Forum banner

DCT preso na primeira marcha

1 reading
8.5K views 23 replies 13 participants last post by  Fishy Bob  
#1 ·
Olá

Tenho uma Africa twin DCT de 2017 e acabei de substituir ambos os pneus
A moto não muda de mudança da 1ª

Li que pode ser um problema com a conexão do ABS

É a conexão na frente ou na traseira, pois não consigo ver um problema com a conexão do ABS

Qualquer ajuda é muito apreciada

#9 ·
A roda dianteira está do lado certo?

Os espaçadores do eixo traseiro estão orientados corretamente?

Folga de ar entre o sensor e o anel do ABS ok?
Obrigado Sonic! Você me salvou. Minha Ruby estava presa na 3ª marcha e tive que andar com cuidado para casa, pensando que isso ia me custar uma fortuna para consertar o DCT. Removi a roda traseira, usei uma escova de dentes para limpar o anel do ABS e limpei o sensor. Troquei as pastilhas do freio de mão enquanto fazia isso. Remontei, girei a roda com a mão, depois liguei e presto, as marchas resetaram (barulho de clique) e tudo bem. Ufa! Lembro-me que, pouco antes de acontecer, pisei no freio traseiro (em uma estrada de terra) e senti o ABS entrar em ação. Devo ter pego uma pedra ou sujeira e o sensor não detectou rotação. Obrigado novamente pela sua resposta anterior :)

#11 ·
Perfeito

Eu acredito que se a luz estiver piscando, é um problema sério

Eu vou dar uma volta amanhã de manhã para ver o que acontece
Acontece quando uma roda não registra a rotação enquanto a outra registra. Vai desaparecer.
Acontece também se estacionar no descanso central e ligar o motor pelas marchas. Traseira se movendo, dianteira não. Desaparece depois de algumas voltas
Como @11674 diz, vai desaparecer, pode levar um ou dois dias de pilotagem, mas a ECU acabará se corrigindo.

#15 ·
Já andei 9000 km com a minha AT, atualmente 64000 km no odómetro. Agora entrou em modo de falha, o indicador de mudança pisca. Acontece após 30 minutos de condução. Não consigo reproduzir o problema com o motor frio. Li os códigos dos códigos de flash e obtive 65 e 71, também um código da roda dianteira do ABS. O conector do sensor do ABS está perto das bobinas, das coberturas, do depósito, o filtro de ar tem de ser retirado. Tenho uma cremalheira traseira diferente (45), mas funcionou perfeitamente durante cerca de 200 km.

#16 ·
Olá

Tenho uma Africa Twin DCT de 2017 e acabei de substituir ambos os pneus
A mota não muda de mudança da 1ª

Li que pode ser um problema com a ligação do ABS

é a ligação na frente ou na traseira, pois não consigo ver um problema com a ligação do ABS

Qualquer ajuda é muito apreciada
Eu assisto a um vídeo com um cara que tinha um DCT e ele teve uma pedra que atingiu seu cabo que vai para a embreagem DCT. (Não tenho certeza. Tenho uma transmissão manual. Ele disse que teve que voltar na primeira marcha até poder substituir o cabo. Espero que isso ajude.

#17 ·
O meu avariou novamente. Depois de 25 km de viagem, não mudava para 2 depois de parar. Desliguei a moto e, após vários ciclos de ligar/desligar, consegui colocá-la em ponto morto. Quando acelero e deveria mudar para 2, o indicador mostra "-". Tive que andar 10 km com a primeira mudança, e depois disso mudou para ponto morto algumas vezes. Reiniciar ajudou, então cheguei em casa. Da última vez, havia códigos dtc do sensor abs dianteiro. O motor não tinha códigos dtc, não funciona no modo manual, nem no modo dyno.

#19 · (Edited)
Limpei o motor de mudança, não estava muito sujo. Testado com motor frio, sem falhas no momento. 3 códigos dtc do sensor abs dianteiro, mau funcionamento e roda travada (1-1,4-1,4-2) Sensor abs e anel de impulsos bons, não dobrados.
4-1 Roda dianteira travada
• Condição de condução • Interrompe a operação do ABS
4-2 Roda dianteira travada (Wheelie)
• Condição de condução • Interrompe a operação do ABS
De acordo com o manual, a falha do abs não deve afetar o DCT
Códigos DCT
65-1
Mau funcionamento do sinal de velocidade da roda dianteira e traseira
• Mau funcionamento do sensor de velocidade da roda dianteira ou seu circuito
• Mau funcionamento do sensor VS ou seu circuito
• Modulador ABS defeituoso
• PCM defeituoso
71-1
Falha na relação de velocidade do eixo principal interno/eixo intermediário
• Mau funcionamento do sensor do eixo principal interno ou seu circuito
• PCM defeituoso
• A função de mudança de marcha não funciona

72-1
Falha na relação de velocidade do eixo principal externo/eixo intermediário
• Mau funcionamento do sensor do eixo principal externo ou seu circuito
• PCM defeituoso
• A função de mudança de marcha não funciona

Então sensor VS ou PCM, eu tenho uma roda dentada traseira menor e speedohealer no sinal do sensor VS, mas apenas após a emenda do fio PCM, então não deveria incomodar a conexão VS para PCM. Engraçado que o problema só aparece em motor quente. Para remoção do VS, tenho que remover o amortecedor traseiro :(

#23 ·
Felizmente, trabalho em um serviço autorizado Honda, então tenho acesso ao testador MCS e aos manuais. Ontem, após 40 km de passeio, a falha voltou. Verifiquei os parâmetros com o testador e o sinal VS foi perdido no módulo de controle, mas o velocímetro estava funcionando. O clone do Speedohealer aparentemente esquenta ou algo assim e afeta o sinal. Talvez eu viva sem ele, ou troque-o pelo original.