Honda Africa Twin Forum banner

Ajuste da alavanca de câmbio - simples

4.1K views 8 replies 6 participants last post by  Unlock Apex  
#1 ·
Comprei botas novas, Sidi Adventure 2. Mas depois precisei ajustar a posição da alavanca para dar uma folga maior. Foi fácil. Eu apenas desapertei o parafuso que prende o braço na caixa de câmbio, retirei-o, coloquei-o de volta alguns entalhes ao longo. Não ajustei o comprimento da haste principal, pois a porca superior estava muito apertada. No entanto, isso parece ter melhorado significativamente a troca de marchas, mesmo em comparação com o uso de botas menores. Agora consigo mudanças perfeitas todas as vezes e posso selecionar o ponto morto com mais precisão.

Botas grandes e muito confortáveis.

Image

Alavanca reposicionada. Apenas o parafuso na parte superior precisava ser desfeito.

Image

#7 ·
A razão para alinhar a fenda do braço da alavanca de câmbio com a marca de punção no eixo da alavanca de câmbio é obter a alavancagem ideal através do eixo da alavanca de câmbio, o que proporciona mudanças de marcha mais suaves.

Quando o eixo e o braço da alavanca de câmbio estiverem corretamente alinhados, ajuste a altura da alavanca de câmbio ajustando a barra de direção, observando que a extremidade inferior da barra de direção tem uma rosca esquerda (esquerda solta) e a extremidade superior tem uma rosca direita (direita solta).

#9 ·
A razão para alinhar a fenda do braço da alavanca de câmbio com a marca de punção no eixo da alavanca de câmbio é obter alavancagem ideal através do eixo da alavanca de câmbio, o que proporciona mudanças de marcha mais suaves.

Quando o eixo e o braço da alavanca de câmbio estiverem corretamente alinhados, ajuste a altura da alavanca de câmbio ajustando a haste de ligação, observando que a extremidade inferior da haste de ligação tem uma rosca esquerda (esquerda solta) e a extremidade superior tem uma rosca direita (direita solta).
Eu tenho uma Africa Twin 2024 novinha em folha. Se eu entendi corretamente, eu não deveria mexer no braço da alavanca de câmbio e na estria da alavanca de câmbio? Apenas ajustar a haste de ligação? O alongamento/encurtamento da haste teria algum efeito negativo na troca de marchas?

No momento, quando eu ando com botas de rua na posição original do câmbio, é ótimo/fácil de trocar as marchas. Estou pensando em comprar pedaleiras rebaixadas de 3/4". Eu me pergunto se, adicionando botas ADV/offroad, o câmbio permanecerá em uma boa posição sem ajuste, já que as botas ADV são muito mais grossas do que as botas de rua.

Para o braço do freio, essa alavanca deve ser ajustada girando nas estrias, certo? Acredito que eu precisaria girar o braço do freio para ficar mais baixo com as pedaleiras rebaixadas de 3/4". Além disso, eu tenho um extensor de pedal de freio AltRider que pretendo colocar, tornando a plataforma do pedal ainda mais alta.