Honda Africa Twin Forum banner

Um capacete ADV é necessário para off-road?

8.8K views 39 replies 25 participants last post by  Trek Moto  
#1 ·
Sou novo em ADV agora que comprei minha ATAS. Preciso de um capacete ADV quando saio da estrada? Não é tanto que eu não queira comprar outro capacete, mas prefiro a estética do meu capacete de estrada (assim como meu outro equipamento, o equipamento ADV não combina com meu senso de moda. Sou meio estranho, rsrs).

#6 · (Edited)
É bom ter dois capacetes, porque o capacete "ADV,Off road" vai ficar empoeirado, por dentro e por fora, por isso é bom ter outro capacete limpo para andar na rua.
Eu gosto de modulares, então Schuberth C3 para a rua, e Scorpion EXO-AT950 para Off road
Image
Image

Pode remover o "pico" se desejar (a única reclamação sobre o EXO-AT950 é que a "viseira interna fumê rebatível" NÃO é opticamente perfeita para a parte superior, então eu não a uso, pois uso óculos de prescrição fotossensíveis/transição)
Image

#7 ·
Também sou fã de modulares. Proteção + vedação de pescoço silenciosa quando você precisa, ar fresco quando você só quer aproveitar o momento.

Na minha opinião, um capacete ADV não adiciona muito além de uma viseira solar e a alucinação de que uma multidão de espectadores de biquíni está admirando suas habilidades de pilotagem de enduro. Guarde-o para uma moto de terra de verdade.

#8 ·
Usei meu capacete integral Shoei RF1200 na estrada enquanto andava fora de estrada na minha 450RL. Estava muito quente e a viseira embaciava constantemente. Acho que é por isso que os pilotos off-road usam óculos??? Quais são as vantagens de design de um capacete de aventura verdadeiro, mesmo que sejam marginais?

#10 ·
Sou novo em ADV agora que comprei minha ATAS. Preciso de um capacete ADV quando saio da estrada? Não é tanto que eu não queira comprar outro capacete, mas prefiro a estética do meu capacete de estrada (assim como meu outro equipamento, o equipamento ADV não combina com meu senso de moda. Eu sou meio estranho, rsrs).
Precisa? Só se você quiser. Eu uso um modular Nolan N100-5. Use qualquer estilo que você goste e, mais importante, um que se encaixe corretamente na sua cabeça.

Image

#11 ·
ADV também é uma categoria de moda de motociclismo, assim como temos roupas para "Caffe racers", "Cruisers", "Racing", "Motocross", etc.

Capacetes ADV (imo) também parecem legais, e eles completam aquele traje "ADV", botas e luvas. Se você tem uma ATAS com boa aparência, é bom complementar o visual usando equipamentos ADV (não precisa ser necessariamente um Klim de $4K, existem muitas outras soluções / soluções econômicas disponíveis)

#12 ·
Hmm, sim, acho que o cara na última foto tem uma roupa legal, eu só quero ter meu próprio estilo único. Eu poderia incorporar algumas peças no meu estilo, como eu gosto da aparência das botas grandes de enduro ADV, talvez branco sobre algumas calças adv pretas, mas não muito folgadas, com um casaco com capuz de cor sólida. Decisões, decisões

#15 ·
Honestamente, não suporto mais capacetes sem viseiras, quando ando de bicicleta normal é chato não ter. Quando as pessoas têm faróis mal ajustados ou o sol está baixo, você pode apenas inclinar um pouco a cabeça e bloquear tudo com a viseira.

#17 ·
Como a posição de pilotagem é muito vertical na Africa Twin, é bom ter uma viseira para bloquear o sol. Tenho usado um Arai XD-4 há algum tempo na estrada e fora dela. Acabei de comprar um LS2 Carbon Explorer que vem com a viseira instalada, mas também fornece hardware para usar sem a viseira. É um capacete muito bom, na verdade.

#18 ·
Totalmente a escolha do utilizador, penso eu. Eu uso um Shoei Ex-Zero e tenho alguns viseiras diferentes dependendo do uso... é mais cafe racer do que adv, mas é o único capacete que eu gosto e uso para tudo, desde deslocações diárias a quilómetros na autoestrada, colocando óculos de proteção quando vou para fora de estrada. Não encontrei um capacete específico para adv que eu realmente goste ou que faça algo que o ex-zero não faça.

Uma desvantagem é quando chove forte. Fui apanhado algumas vezes, mas chuva fraca ou chuvisco não é problema. Tenho procurado um schuberth C5 ou o neotec 2 para a chuva, mas é só isso.

#19 ·
Totalmente a escolha do usuário, eu acho. Eu uso um Shoei Ex-Zero e tenho algumas viseiras diferentes dependendo do uso.... é mais cafe racer do que adv, mas é o único capacete que eu gosto e uso para tudo, desde deslocamentos diários até quilômetros na rodovia, colocando óculos de proteção quando vou para fora da estrada. Não encontrei um capacete específico para adv que eu realmente goste ou que faça algo que o ex-zero não faça.

Uma desvantagem é quando chove forte. Fui pego algumas vezes, mas chuva fraca ou garoa não é problema. Tenho procurado um schuberth C5 ou o neotec 2 para a chuva, mas é só isso.
O que acontece quando chove forte? Qual capacete faz o quê? :unsure:

#26 ·
...... Eu possuí um C5 por 24 horas, mas simplesmente não gostei do ajuste e dos pontos de pressão na minha cabeça ...
O C5 pode ser adaptado à sua cabeça com uma variedade de almofadas diferentes, o revendedor de quem você o comprou não ofereceu um serviço de ajuste para alterar a forma interna para se adequar a você?

#28 ·
Se você se vê trabalhando duro enquanto anda, dentro ou fora da estrada, você se beneficiará de um capacete de aventura ou MX. Eles são projetados de forma diferente de um capacete de estrada. Além de ter uma viseira para bloquear o sol, eles geralmente têm aberturas faciais maiores para acomodar óculos (aconselhável em condições empoeiradas) e uma barra de queixo estendida e toneladas de ventilação para ajudar a evitar o embaçamento. A desvantagem é que, em velocidades de rodovia, eles são desconfortavelmente barulhentos e a viseira pega o vento. Por essas razões, eu mantenho vários capacetes e uso o melhor para o tipo de passeio que estou fazendo.

#31 ·
Devido à Covid, foi impossível sequer experimentar um na loja, muito menos a personalização.

Os capacetes devem vir com aquelas almofadas "infláveis" em locais estratégicos, ou estofamento como "AirHawk" para que se possa ajustar a pressão do ar dentro do estofamento.

#33 ·
Eu uso um dos meus capacetes de motocross e óculos de proteção quando ando em trilhas. Isso mantém meu Shoei limpo para o asfalto. A maior razão, no entanto, é que a combinação capacete/óculos de proteção não embaça, tem viseira e pode ser limpa mais facilmente, etc., quando fora de estrada. O capacete ADV seria semelhante a isso e eu recomendo, embora não seja necessário... Eu sei que muitas pessoas no fórum usam um capacete ADV porque ele pode ser a opção para tudo, mas com minha experiência em moto, gosto de ter opções diferentes dependendo do meu dia planejado...

#34 ·
Sou novo em ADV agora que comprei minha ATAS. Preciso de um capacete ADV quando saio da estrada? Não é tanto que eu não queira comprar outro capacete, mas eu simplesmente prefiro a estética do meu capacete de estrada (assim como meu outro equipamento, o equipamento ADV não combina com meu senso de moda. Eu sou meio estranho lol).
Eu tenho alguns tipos de capacetes, mas acho que o capacete de estrada Shoei é surpreendentemente muito usado em comparação com o capacete de sujeira AGV. A viseira criará arrasto, a menos que você seja baixo o suficiente para a bolha do pára-brisa.

#35 ·
Eu gosto do meu Schuberth E1. Viseiras solares embutidas, Pinlock de fábrica, viseira para aquele sol baixo irritante às vezes. Modular, então hidratar no meio do passeio é fácil se você estiver apenas fazendo uma pausa rápida, silencioso e com boa ventilação também. A única parte irritante foi o preço, mas felizmente serve. Nenhum outro modular serve, então fiquei preso com uma descarga de carteira de uma cúpula.

• Like
Reactions: Hood
#36 ·
Gosto do meu Schuberth E1. Viseiras solares embutidas, Pinlock de fábrica, viseira para aquele sol baixo irritante às vezes. Modular, então hidratar no meio da viagem é fácil se você estiver apenas fazendo uma pausa rápida, silencioso e com boa ventilação também. A única parte irritante foi o preço, mas felizmente serve. Os modulares de mais ninguém servem, então fiquei preso com um despejo de carteira de uma cúpula.

View attachment 76964
A próxima geração E2 já está disponível na UE. Ainda não há informações sobre quando estará disponível aqui nos EUA.

#37 ·
Como a maioria das OUTRAS pessoas, prefiro o meu Modular (Scorpion EVO GT920) para andar de ADV na Twin. Ocasionalmente, gostaria de ter uma viseira solar, mas a cada minuto, fico feliz por usar um capacete fácil de colocar/tirar que abre para que você não precise se preocupar com óculos, aparelhos auditivos, puxar a pele das têmporas e soprar ar nas bochechas para poder fechar a boca.

Eu tenho um capacete LS2 Blaze barato que é um saco, mas eu gosto do "Look" e costumo usá-lo para off-road na CRF300L, quando não vou andar rápido (ruído do vento), precisando de quaisquer aparelhos auditivos, nem preciso falar com outros pilotos, na atmosfera. Ele faz um bom trabalho com o pouco tempo que você terá sol nos olhos, mas apenas um pouco melhor do que o EVO.

Se você gosta da aparência de um pico (protetor solar) no seu capacete, compre um. Mas aposto que você usará o modular com muito mais frequência.

#38 ·
Já experimentei alguns capacetes para as minhas aventuras de moto e descobri que a viseira é inútil.
Mas se pretende experimentar um pouco de terra e também entrar em algumas situações técnicas (onde a diversão realmente acontece), o que é útil e quase um requisito é que seja um capacete modular. ou seja, o queixo pode ser aberto juntamente com a viseira.

Porquê?
Andar em terrenos técnicos lentos realmente acelera a pulsação e o principal problema surge: sobreaquecimento. Acho que um capacete fechado torna-se realmente desconfortável em tais situações.
Sinto a necessidade de o arrancar todo para obter algum alívio, mas então está totalmente desprotegido e onde coloca o seu capacete?
Os capacetes modulares são ideais para isso.

#40 ·
Eu passei por alguns capacetes para minhas aventuras e descobri que a viseira é inútil.
Mas se você pretende experimentar um pouco de terra e também entrar em algumas situações técnicas (onde a diversão realmente está), o que é útil e quase um requisito é que seja um capacete modular. ou seja, o queixo pode ser aberto junto com a viseira.

Por quê?
Andar em terrenos técnicos lentos realmente acelera o pulso e o principal problema surge: superaquecimento. Acho que um capacete fechado se torna realmente desconfortável em tais situações.
Eu sinto a necessidade de arrancá-lo todo para obter algum alívio, mas então você está totalmente desprotegido e onde você coloca seu capacete então.
Capacetes modulares são ideais para isso.
O problema com um capacete modular aqui no sudoeste seco dos EUA é que, ao andar com o capacete levantado, você recebe uma cara cheia de poeira. Para esta área, a melhor opção é um capacete que aceite óculos de proteção.