Honda Africa Twin Forum banner

Clunk da transmissão/corrente? por favor, ajude.

13K views 13 replies 9 participants last post by  Art  
#1 ·
Olá a todos
Eu estou atualmente a sentir um bater/estalido na área da transmissão.
Os meus pensamentos são uma ligação apertada na corrente, mas não consigo encontrar nenhuma.
O ruído ocorre a baixas velocidades sob carga. Posso continuar a ouvir a altas velocidades, mas é abafado pelo ruído da estrada e do motor.
O estalido não está em sincronia com as rotações do motor nem com a rotação da roda, o que me fez olhar para a corrente.
Não acontece no descanso central.
É uma moto manual de 2017 com 22500 milhas no odómetro e corrente e pinhões originais bem oleados (hic).
Poderá ser apenas altura de renovar (mesmo que pareçam em bom estado), ou alguém pode sugerir outra causa possível, por favor?
Adicionalmente, a garantia está prestes a expirar.:frown2:

#3 ·
Com 22.500 milhas na corrente original, você respondeu à sua própria pergunta: as correntes com anel "O" tendem a se aglomerar quando um ou dois elos secam.
Coloque também a moto no cavalete e coloque na primeira marcha e balance a roda para frente e para trás para verificar o desgaste excessivo nas borrachas da transmissão, algumas vão 50.000 e outras 15.000 milhas, dependendo da sua sorte com o lote instalado em sua moto. O controle de qualidade não é o que costumava ser.

#6 ·
Não sei se isto ajuda, mas anos atrás eu tive uma TDM 900, ela começou a fazer um barulho de pancada semelhante ao que você descreveu... A corrente e a roda dentada traseira pareciam boas para mim... Removi a tampa da roda dentada dianteira e a roda dentada dianteira estava muito desgastada... Substituí todas as rodas dentadas e a corrente e isso resolveu o problema... Fiquei surpreso na época, pois nunca tinha visto a roda dentada dianteira desgastar tão rápido quanto a traseira... Pode ter sido um proprietário anterior que instalou uma roda dentada dianteira barata ou algo assim, quem sabe... mas ambas são twins paralelas e foi a primeira paralela que eu tive, então talvez haja uma conexão... Então, pode valer a pena verificar a roda dentada dianteira e ver como ela está.

#8 ·
Não sei se isto ajuda, mas há anos tive uma TDM 900, começou a fazer um barulho de pancada semelhante ao que você descreveu... A corrente e a roda dentada traseira pareciam boas para mim... Removi a tampa da roda dentada dianteira e a roda dentada dianteira estava muito desgastada... Substituí todas as rodas dentadas e a corrente e isso resolveu o problema... Fiquei surpreso na época, pois nunca tinha visto a roda dentada dianteira desgastar-se tão rapidamente quanto a traseira... pode ter sido um proprietário anterior que instalou uma roda dentada dianteira barata ou algo assim, quem sabe... mas ambas são gêmeas paralelas e foi a primeira paralela que tive, então talvez haja uma conexão... Por isso, pode valer a pena verificar a roda dentada dianteira e ver como ela está...
Desde que comecei a publicação e fui avisado sobre o desgaste da corrente e da roda dentada, dei uma inspeção mais detalhada na roda dentada dianteira. De facto, mostra sinais de desgaste e estou um pouco preocupado com a folga na montagem de borracha. Consequentemente, investi £13 numa nova roda dentada que deverá chegar amanhã. Se resolver ou melhorar o problema, continuarei com a configuração até à próxima revisão e trocarei ambas as rodas dentadas e a corrente. Parece que era a coisa óbvia a fazer, mas como a minha garantia estava prestes a expirar, estava apenas a verificar se era uma falha mais complicada que precisaria de ser reclamada. Acho que o Sr. Honda traçaria a linha numa corrente desgastada. Obrigado pelas vossas respostas, pessoal, avisarei como estou se a roda dentada aparecer de manhã.

#10 ·
Eu montei a nova roda dentada dianteira que chegou hoje.
Um curto teste de condução provou que o ruído foi curado.
Então, como afirmado em algum lugar em outro post, a roda dentada dianteira desgasta muito mais rápido do que a traseira.
O que também significa que minha corrente está desgastando, então vou trocar a corrente e ambas as rodas dentadas na próxima revisão. (Comprar um kit completo parece mais barato do que apenas comprar uma corrente e uma traseira para combinar com a minha dianteira de £13,45).
Além disso, noto como a corrente estava silenciosa quando empurrei a moto para dentro e para fora da garagem.
Eu presumo que o “estrondo” veio muito gradualmente, então me acostumei a ouvi-lo. No entanto, é muito perceptível quando ele desaparece de repente.
Mais uma vez, obrigado pelos conselhos e, por favor, perdoe minha ingenuidade sobre problemas de corrente, pois nos últimos 18 anos tenho andado em uma 1150 GS.

#11 ·
A minha concessionária aconselhou-me a trocar a corrente aos 20.000 milhas..... De acordo com o guia na barra estabilizadora, a minha corrente estava bastante esticada. Admito que sou bastante abusivo com a minha gémea, por isso talvez a sua corrente esteja em melhor estado do que a minha. Difícil de dizer sem ver, mas é por aí que eu começaria. Pinhão/Corrente.

#12 ·
Eu estava pesquisando neste fórum sobre exatamente o mesmo problema que o iniciador desta discussão descreveu. Parece que vem da roda traseira, mas não mudou muito com a velocidade. Ocorre principalmente da primeira para a segunda e um pouco na terceira marcha. Depois disso, muito barulho, mas acho que ouço algo. Tenho 28.000 milhas na corrente e ela está no limite de desgaste. Encomendo corrente e pinhões para ver se isso vai resolver. Caso contrário, meu DCT tem sido bastante impecável. É um 2016. Obrigado pela sua publicação.

#14 ·
Se eu fosse um apostador, apostaria que qualquer batida/clique rítmico ouvido em marchas baixas seria um pino de elo da corrente de transmissão travado. A manutenção da corrente de transmissão é um item de serviço muito negligenciado. A recomendação da programação de manutenção do manual da oficina da Honda é inspecionar (I) e lubrificar (L) a cada 600 milhas, com uma referência adicional à página 3-16, que aborda a folga, o ajuste e o desgaste da corrente de transmissão. O manual da oficina continua na página 3-17 em diante com a limpeza e lubrificação da corrente de transmissão, inspeção e substituição, mas quantos de nós vamos até lá?

De interesse aqui, o indicador de desgaste da corrente de transmissão é um adesivo aleatório. A maneira correta de determinar o desgaste da corrente de transmissão é medir o alongamento, isso pode ser feito medindo em 13 centros de pinos de elos, onde:
190,5 mm (7 1/2") equivale a uma corrente de transmissão 520, 525 ou 530 (⅝") nova, direto da caixa
192,5 mm (7 3/5") equivale a 1% de alongamento, que é o limite de serviço recomendado pela maioria dos fabricantes de correntes de transmissão.