Honda Africa Twin Forum banner

Convertendo para tubeless

17K views 31 replies 17 participants last post by  SPJ1199  
#1 ·
Eu tenho uma AT 2019 (não-DCT) e tenho certeza de que essa pergunta provavelmente já surgiu um milhão de vezes. Tive um furo no sábado no meu pneu traseiro Shinko Tubeless e descobriu-se que ele também tem uma câmara de ar. Inclinando-me para convertê-lo para tubeless, pois é mais fácil remendá-lo e por outros motivos também.

1. Isso é aconselhável?
2. Quanto custa?
3. É confiável?
4. Qual é a abordagem correta?

Obrigado antecipadamente!

Ramjee

#4 ·
Tenho rodado em conversão usando um kit Outex por mais de dois conjuntos de pneus, e mudarei para um novo conjunto nesta primavera para uma viagem de 7.000 a 8.000 milhas. Tenho total confiança no processo, mas você precisa fazer uma preparação perfeita.
(+1) Concordo - ambos os processos devem ser preparados de forma anal-perfeita , ... ou morrer.

#6 ·
Eu converti minha roda traseira AT para tubeless usando a fita 3M N4412 e selante de poliuretano há mais de 2 anos e 3 conjuntos de pneus. Não tive problemas. Como outros disseram - a preparação é importante. Eu também usei o limpador promotor de adesão 3m. Eu não converti a roda dianteira, pois a jante não tem o talão de segurança que deve ser usado com um pneu tubeless. A frente também é muito mais fácil de substituir uma câmara de ar do que a traseira quando na estrada.

#8 ·
Comprei um sistema Outex para a traseira e TPMS há 12 meses, mas ainda não o instalei. Esperando uma troca de pneus, pois meus Bridgestone atuais são do tipo câmara de ar.
Eu gostaria de de alguma forma tentar proteger o outex de ser perfurado. Alguém tem sugestões?
Optei por não fazer a conversão frontal. Não por falta do talão de segurança, mas por causa da "ver foto".

O piloto conseguiu voltar para casa mancando depois de bater em uma grade de gado.
Qualquer ideia é bem-vinda

#9 ·
Comprei um sistema Outex para a traseira e TPMS há 12 meses, mas ainda não o instalei. Esperando uma troca de pneus, pois meus Bridgestone atuais são do tipo câmara de ar.
Eu gostaria de de alguma forma tentar proteger o outex de ser perfurado. Alguém tem sugestões?
Optei por não fazer a conversão frontal. Não por falta do talão de segurança, mas por causa da "ver foto".
View attachment 78838
O piloto conseguiu voltar para casa mancando depois de bater em uma grade de gado.
Quaisquer ideias são bem-vindas
Heh, se dobrar aros é uma coisa, então sim, câmara de ar é o caminho a seguir (ai).

Furo no Outex? Você quer dizer se um raio perfura a aplicação?

#14 ·
Não sabendo nada específico sobre Slime, especulo que pode ser à base de polímero e, se for, pode ser compatível com Outex.

Se o adesivo Outex for à base de água, pode ser problemático. <-- [edit] Na verdade, talvez não seja verdade, pois a fita de camada fina está diretamente exposta a qualquer água que possa entrar pela extremidade do raio.

Experimente com vigilância.

#18 ·
Bem, acho que também posso participar da conversa. Sim, eu fiz a conversão 3M há cerca de 15-16 meses no meu '18 A/T - A/S- DCT e tem sido impecável desde então. Levei o meu tempo, lendo constantemente comentários aqui e assistindo a muitos vídeos sobre o processo. Eu teria ido com o sistema Outex, mas pensei, dane-se, vamos tentar o sistema 3M. Usei selante 3M 5200 em volta de todas as cabeças dos raios e, em seguida, fita de vedação 3M 4212 (acho que esse é o número) nas jantes sobre todas as cabeças dos raios seladas. Meu processo foi limpar as jantes completamente. Em seguida, use álcool para limpar, em detalhes, em volta de cada cabeça de raio e, finalmente, usei uma pistola de calor para garantir que toda a umidade fosse dissipada de cada uma delas. Deixei aquela jante quase quente demais para manusear. Em seguida, apliquei o 3M5200. O calor fez com que esse selante fluísse muito bem em volta de cada cabeça. Deixei curar por cerca de 36 horas, se bem me lembro. Em seguida, aquecei aquela jante novamente. Usei uma pistola de calor, não um maçarico. Em seguida, a aplicação da fita. Aquecer aquela jante realmente fez com que a fita aderisse. Se eu quisesse reposicionar a fita por qualquer motivo, QUE SE DANE, ELA NÃO SE MOVE! Quando a aplicação da fita foi concluída, usei um daqueles pequenos rolos de aço recartilhados que você usa para enrolar remendos em câmaras de ar para realmente assentar aquela fita em vinte milhões de direções (quase exagerando aqui). Eu realmente queria que aquela fita fosse assentada. Depois de feito, cometi o único erro no processo. Reinstalei a faixa protetora original de borracha da cabeça do raio. GRANDE ERRO! Corrigi isso mais tarde. Mas, também instalei dois pneus Dunlop Trailmax Mission novos naquela época também. Cara, que dor no A$$ aquele traseiro foi. Eu finalmente consegui. Esses pneus e rodas estão lá agora há cerca de 14 meses ou mais e não perdi um único grama de ar além das mudanças de temperatura ambiente, o que é normal. Eu faria de novo em um piscar de olhos. Scott

Attachments

#31 ·
Bem,
eu acho que também posso participar da conversa. Sim, eu fiz a conversão 3M há cerca de 15-16 meses no meu '18 A/T - A/S- DCT e tem sido impecável desde então. Levei o meu tempo, lendo constantemente comentários aqui e assistindo a muitos vídeos sobre o processo. Eu teria ido com o sistema Outex, mas pensei, dane-se, vamos tentar o sistema 3M. Usei selante 3M 5200 em volta de todas as cabeças dos raios e depois fita de vedação 3M 4212 (acho que é esse o número) nas jantes sobre todas as cabeças dos raios seladas.

Meu processo foi limpar as jantes completamente. Em seguida, use álcool para limpar, em detalhes, em volta de cada cabeça de raio e, finalmente, usei uma pistola de calor para garantir que toda a umidade fosse dissipada de cada uma delas. Deixei aquela jante quase quente demais para manusear. Em seguida, apliquei o 3M5200. O calor fez com que aquele selante fluísse muito bem em volta de cada cabeça. Deixei curar por cerca de 36 horas, se bem me lembro.

Em seguida, aquecei aquela jante novamente. Usei uma pistola de calor, não um maçarico. Em seguida, a aplicação da fita. Aquecer aquela jante realmente fez com que aquela fita aderisse. Se eu quisesse reposicionar a fita por qualquer motivo, QUE SE DANE, ELA NÃO SE MOVE! Quando a fita terminou de ser aplicada, usei um daqueles pequenos rolos de aço recartilhados que você usa para enrolar remendos em câmaras de ar para realmente assentar aquela fita em vinte milhões de direções (quase exagerando aqui). Eu realmente queria que aquela fita fosse assentada.

Depois de feito, cometi o único erro no processo. Reinstalei a faixa protetora original da cabeça do raio de borracha. GRANDE ERRO! Corrigi isso mais tarde. Mas, instalei também dois pneus Dunlop Trailmax Mission novos naquela época. Cara, que dor no A$$ foi aquele traseiro. Eu finalmente consegui.

Esses pneus e rodas estão lá há cerca de 14 meses ou mais e não perdi um único grama de ar além das mudanças de temperatura ambiente, o que é normal. Eu faria de novo sem hesitar.
Scott
Resumo incrível.

#20 ·
Fiz tanto a frente quanto a traseira na minha 2017 usando OTEX. Como todos dizem, a preparação é fundamental. Fiz nove há 2 anos, 17000 km e 3 trocas de pneus. O único problema que tive foi que um dos pneus traseiros não vedava no talão em um local. Uma pequena quantidade de silicone naquele ponto no talão e tudo estava bem. Quanto ao pneu dianteiro não ter a ranhura para um pneu sem câmara. Tive uma câmara de ar que estourou na rodovia há alguns anos na frente. O pneu dobrou em um piscar de olhos, me enviando para o outro lado da estrada na faixa oposta, ZERO controle direcional da moto. Quando parei, o pneu estava fora do talão, sentado no centro da roda. Então, alguém terá que me explicar que diferença faz ter uma câmara de ar ou não quando ela fura.

#21 ·
Eu fiz tanto a frente quanto a traseira na minha 2017 usando OTEX. Como todo mundo diz, a preparação é fundamental. Eu fiz isso há nove anos, 17.000 km e 3 trocas de pneus. O único problema que tive foi que um dos pneus traseiros não vedava no talão em um local. Uma pequena quantidade de silicone naquele ponto no talão e tudo estava bem. Quanto ao pneu dianteiro não ter a ranhura para um pneu sem câmara. Eu tive uma câmara de ar que estourou na rodovia há alguns anos na frente. O pneu dobrou em um piscar de olhos, me enviando para o outro lado da estrada na faixa oposta, ZERO controle direcional da moto. Quando parei, o pneu estava fora do talão, sentado no centro da roda. Então, alguém terá que me explicar que diferença faz ter uma câmara de ar ou não quando ele fura.
Nossa @shawnjdodsworth :oops:

Bem-vindo ao fórum.

Sinta-se à vontade para se apresentar na área de Apresentações de novos membros do fórum.

#26 · (Edited)
O talão de segurança existe por uma razão. É para evitar que o talão do pneu se solte e permita que o ar escape de um pneu sem câmara. É por isso que ele está em um aro sem câmara e não em um aro com câmara. Em muitos casos (alguns têm, outros não, mas nenhuma roda sem câmara não tem um talão de segurança. Uma vez que o ar se foi, o pneu se torna murcho como um balão chinês e o talão de segurança faz pouco para mantê-lo no lugar, pois o pneu pode dobrar sobre si mesmo. Independentemente do que você encontrar online, o fato é que o talão de segurança não oferece nada depois que o ar sai do pneu. Você pode perguntar a qualquer pessoa que tenha tido um pneu furado com um aro sem câmara e talão de segurança - a bicicleta ficará instável com um pneu furado, mesmo com um talão de segurança. Há muita desinformação publicada que é imprecisa.

#27 ·
A proteção de segurança está lá por uma razão. É para evitar que o talão do pneu se solte e permita que o ar escape de um pneu sem câmara. É por isso que está em uma roda sem câmara e não em uma roda com câmara. Em muitos casos (alguns têm, outros não, mas nenhuma roda sem câmara não tem uma proteção de segurança. Uma vez que o ar se foi, o pneu se torna murcho como um balão chinês e a proteção de segurança faz pouco para mantê-lo no lugar, pois o pneu pode dobrar sobre si mesmo. Independentemente do que você encontrar online, o fato é que a proteção de segurança não oferece nada depois que o ar sai do pneu. Você pode perguntar a qualquer pessoa que tenha tido um pneu furado com uma roda sem câmara e proteção de segurança - a bicicleta ficará instável com um pneu furado, mesmo com uma proteção de segurança.
Há muita desinformação publicada que é imprecisa.
Não, a proteção de segurança está lá para reter um pneu não ou com pressão insuficiente na roda.

#28 ·
Sim, você está correto, ele está lá para evitar que o talão saia e permita que o pneu esvazie porque não há câmara de ar. Ele também ajuda a reter o pneu contra o esvaziamento de qualquer impacto, independentemente da pressão. Ele não é feito para reter o pneu após a perda de pressão. Ele está lá apenas para evitar o esvaziamento por desencaixe do talão. É por isso que muitas rodas de pneus com câmara de ar não têm um talão de segurança. O pneu com câmara de ar pode ser desencaixado por um impacto, mas a câmara de ar está lá para evitar o esvaziamento, então o pneu não esvazia e o pneu simplesmente volta para o assento do talão. É por isso que muitos off-roaders sérios querem pneus com câmara de ar, não sem câmara.

#29 ·
Eu não quero começar um incêndio aqui com qualquer atrito adicional, no entanto, não há nenhum talão de segurança forte o suficiente para manter um pneu com pressão insuficiente na jante, especialmente em uma motocicleta de 500 libras com rotores duplos na frente. Pode ajudá-lo a chegar ao lado da estrada, com o seu assento incrivelmente alto entre as suas bochechas, mas você não está rolando sob potência até que o pneu seja inflado novamente. A pressão insuficiente pode ser subjetiva e a pressão exata pode ser diferente de pneu para pneu, a única maneira de manter um pneu com pressão insuficiente ou extremamente com pressão insuficiente no lugar seria um sistema de bloqueio de talão que você vê em veículos 4x4 de escalada de rochas. Eles não têm esses sistemas para pneus de motocicleta sem câmara (que eu saiba). Se você estiver usando pressões baixas, você deve ter uma câmara de ar ou mouse (não recomendado para uso em estrada) e um bloqueio de aro para evitar que seu pneu escorregue na jante e corte a haste da válvula de uma câmara de ar. Por favor, tenha cuidado se você estiver diminuindo as pressões abaixo das faixas recomendadas, especialmente depois de ter convertido para sem câmara ou ter sem câmara. Eu traria uma câmara de ar para o passeio se você acidentalmente descobrir qual é o limite para o seu talão. Novamente, eu não sou um profissional ou um mecânico, mas tudo isso é do meu conhecimento geral e da minha experiência pessoal (que é limitada em comparação com muitos outros membros aqui). Ande com segurança!!!

• Like
Reactions: bdalameda
#30 ·
Eu não quero começar um incêndio aqui com qualquer atrito adicional, no entanto, não há talão de segurança forte o suficiente para manter um pneu com pressão insuficiente na roda, especialmente em uma motocicleta de 500 libras com rotores duplos na frente. Pode ajudá-lo a chegar ao lado da estrada, com o assento preso incrivelmente alto entre as bochechas, mas você não estará rolando sob força até que o pneu seja inflado novamente. A pressão insuficiente pode ser subjetiva e a pressão exata pode ser diferente de pneu para pneu, a única maneira de manter um pneu com pressão insuficiente ou extremamente com pressão insuficiente no lugar seria um sistema de trava de talão que você vê em veículos 4x4 para escalada de rochas. Eles não têm esses sistemas para pneus de motocicleta sem câmara (que eu saiba). Se você estiver usando pressões baixas, deve ter uma câmara de ar ou mouse (não recomendado para uso em estradas) e uma trava de aro para evitar que o pneu escorregue na roda e corte a haste da válvula de uma câmara de ar. Por favor, tenha cuidado se estiver diminuindo as pressões abaixo das faixas recomendadas, especialmente depois de converter para sem câmara ou ter sem câmara. Eu levaria uma câmara de ar para o passeio se você acidentalmente descobrir qual é o limite para o seu talão. Novamente, não sou um profissional ou mecânico, mas tudo isso vem do meu conhecimento geral e da minha experiência pessoal (que é limitada em comparação com muitos outros membros aqui). Ande com segurança!!!
O talão de segurança não deve ser considerado tecnologia run flat, mas a capacidade de "chegar ao lado da estrada" pode ser a diferença entre a vida e a morte.